sábado, 28 de agosto de 2010

NA OUTRA PONTA, FLU ATINGE NÚMEROS DE VITÓRIAS DO ANO PASSADO!

EM 16 JOGOS, TRICOLOR JÁ CONQUISTOU AS 11 VITÓRIAS QUE IMPEDIRAM O REBAIXAMENTO NO ANO PASSADO. NA MESMA RODADA, ERAM APENAS DOIS TRIUNFOS.
Poucas vezes a frase que diz que o futebol é dinâmico se aplicou tão bem quanto com o Fluminense nos últimos 12 meses. Neste período, o Tricolor passou pela lanterna do Brasileirão com 99% de chances de rebaixamento, deu a volta por cima e agora lidera a mesma competição com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado. Mudança da água para o vinho, principalmente se levados em conta os números destas campanhas.

Primeiro colocado do Brasileirão com 36 pontos e 11 vitórias, o Flu alcançou na 16ª rodada de 2010 a quantidade de triunfos conquistados em todo o campeonato do ano passado. A pontuação também está próxima. Na ocasião, 46 pontos foram suficientes para evitar a queda para a Série B.

A diferença é ainda mais assustadora se forem comparadas as campanhas dos dois anos até a rodada atual. Em 2009, eram nove derrotas, cinco empates, apenas duas vitórias e a lanterna da competição. Um ano depois, as 11 vitórias e três empates – com duas derrotas – garantem o lado oposto da tabela de classificação.

Presente no sufoco do ano passado, Marquinho, que marcou o gol salvador no empate por 1 a 1 com o Coritiba, na última rodada, falou sobre a nova realidade tricolor.

- Voltando de Goiânia (após a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás), estávamos conversando no fundão, toda a galera que fez parte do sofrimento do ano passado. Lembramos que só conseguimos essa pontuação faltando três, quatro rodadas, e agora já temos essa situação. O futebol muda muito rápido. Hoje vivemos um momento de alegria, uma coisa boa.

Segundo o apoiador, que deve substituir o suspenso Emerson, domingo, contra o São Paulo, no Maracanã, a liderança também faz com que a equipe jogue pressionada. Mas de uma forma bem diferente.

- A pressão agora é natural. Em uma instituição como o Fluminense, temos sempre que brigar pela ponta da tabela. Nossa preocupação agora e mais em jogar e manter o futebol bonito que temos mostrado.

Apesar de ausente na arrancada de 2009, Washington acredita que o sufoco pelo qual grande parte do elenco atual passou serviu de lição para o sucesso deste ano.

- Ano passado o clube levou o campeonato inteiro para conseguir o que já temos neste ano. Talvez o que aconteceu com o Fluminense em 2009 esteja sendo usado agora como uma grande arma, já que o time viveu este momento difícil. Fez com que os jogadores amadurecessem. Por isso estamos vivendo este grande momento atual. Aquele sufoco foi, entre aspas, uma coisa boa.

Com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado Corinthians, o Fluminense pode conquistar o título simbólico de campeão do primeiro turno neste domingo, caso vença o São Paulo e o Timão tropece diante do Vitória, no Pacaembu.

Nenhum comentário: