quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

POR COMPROMETIMENTO E DE OLHO NO FUTURO, FLU APOSTA EM ELENCO SUB-23 EM 2010.


COM DISPENSA DE VETERANOS E PROMOÇÃO DE PROMESSAS, TRICOLOR INÍCIA O ANO COM MÉDIA DE IDADE DE 22,8 ANOS. BERNA, COM 30, É O MAIS VELHO.

Comprometimento tem sido a palavra de ordem do Fluminense desde o início da arrancada que culminou com a salvação no Brasileirão, mas bem que ela podia ser substituída por juventude. Em busca de jogadores que não meçam esforços para conquistar seu espaço, o Tricolor apostou na garotada e assim será também para 2010. Entre reforços e dispensas, a equipe inicia a temporada com uma média baixíssima de idade para o elenco: 22,8 anos.

Em 2009, esta média era de 25. Com as dispensas de veteranos como Luiz Alberto, Ruy, Urrutia, Wellington Monteiro, Leandro Amaral e Fabinho, todos acima dos 30, e as chegadas dos jovens Dori, Bruno Veiga, Ferreira e Neves, o número caiu consideravelmente. Tanto que o “vovô” do elenco é o goleiro Ricardo Berna, com 30 anos.

Cuca, no entanto, não se preocupa com a juventude do elenco e afirma que a rodagem adquirida nos momentos de dificuldades em 2009 deixou a garotada calejada.

- Experiência melhor do que a do ano passado não poderia ter. Eles amadureceram muito. Futebol é assim. Esses meninos podem dar um retorno enorme ao clube amanhã. Não apenas no ponto de vista técnico como financeiro também. Analisamos bem as outras divisões e vamos trabalhar em cima de jogadores desse espírito. Mas nada impede que, se for necessário, chegue algum jogador mais experiente.

De olho justamente em uma equipe rejuvenescida, o treinador montou o elenco para esta temporada. Além da idade, ele aproveitou para lembrar também que a dedicação e o companheirismo foram fundamentais para que definisse quem ficaria, ou não, nas Laranjeiras.

- Também pelo comprometimento que esse pessoal teve. Sabemos perfeitamente o que temos em mão, o que podem render, e estamos muito felizes. Agora temos uma nova etapa na nossa vida: buscar títulos.

Mais velho do time titular, ao lado de Fred e Conca, com 26 anos, Diguinho engrossou as palavras do técnico. Para o volante, a idade dos jogadores ficou em segundo plano diante dos ensinamentos do ano passado.

- Todo o grupo amadureceu muito. Subiram e logo disputaram competições como a Sul-Americana, jogos importantes no Brasileiro, e todos dividiram a responsabilidade. Passamos para eles que todos tinha importância para o grupo e eles cresceram bastante.

Recém-chegado, Julio Cesar, de 27 anos, foge dos padrões, mas reconhece a maturidade dos novos companheiros.

- Apesar do grupo ser jovem, ele passou por muita coisa em 2009 e amadureceu bastante. Isso vai ser muito importante. Esses jovens estão bem experientes e vão me passar o que aprenderam também.

O lateral pode assumir o posto de mais velho dos titulares. Caso isso acontece, o Flu inicia o ano com média de 23,5 anos em campo.

Confira a idade de todo o elenco tricolor:

FH - 26
Rafael - 25
Berna - 30
Clever - 20
Dieguinho - 20
Mariano - 23
Thiaguinho - 25
Julio Cesar - 27
Cássio - 23
Dalton - 19
Digão - 21
Gum - 24
Diguinho - 26
Diogo - 23
Maurício - 21
Neves - 19
Ferreira - 19
Conca - 26
Equi - 29
Fábio Neves - 23
Marquinho - 23
Everton - 25
Willians - 21
Alan - 20
Fred - 26
Kieza - 23
Maicon - 19
Dori - 19
Bruno Veiga - 19

Nenhum comentário: