quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PETER NÃO PREVÊ LOUCURAS PARA 2012: 'O REFORÇO É A MANUTENÇÃO DO ELENCO'

Presidente do Fluminense explica política de contrações do clube para a próxima temporada e praticamente confirma a contração do meia Wagner

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

peter siemsen fluminense (Foto: Ralff Santos / FluminenseFC)
Peter evitou falar em possíveis reforços e disse que
a principal contratação será a manutenção do
elenco (Foto: Ralff Santos / FluminenseFC)

O Fluminense terminou 2011 em alta, mas pretende começar o próximo ano com os pés no chão. Se no início da última temporada o Tricolor contratou apenas cinco jogadores (Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Araújo e Rafael Moura), a tendência é que na atual janela de transferências o número de reforços seja ainda menores. Segundo o vice-presidente de futebol Sandro Lima, o clube das Laranjeiras mira apenas dois ou três atletas. Discurso reforçado pelo presidente Peter Siemsen em encontro com a imprensa na manhã desta quarta-feira.

- O grande reforço para 2012 é a manutenção do elenco. Esse grupo nasceu em 2009 com aquela arrancada histórica, evoluiu em 2010 e se consolidou ainda mais nesta temporada. Nossos jogadores são muito unidos. Dá muito prazer de ir ao vestiário antes e depois dos jogos. Vou sempre. Principalmente após as derrotas, porque acho que o presidente precisa estar presente nesse momento. Vejo a reação de quem tem sangue, quem está chateado... Hoje temos o comando muito forte do Abel Braga. Quando falo em manutenção, obviamente não é o grupo todo. Mas vamos trabalhar com pequenas mudanças. Poucas mesmo - declarou o mandatário tricolor.

Chance real de perder Mariano e Wagner praticamente contratado

Segundo Peter, exceções só acontecerão em caso de perda de jogadores importantes. E o presidente citou o caso do lateral-direito Mariano, que recebeu uma proposta do Bordeaux, da França, e pode deixar o clube.

- A situação do Mariano é real. Se perdemos ele, um jogador de Seleção Brasileira, vai haver uma reposição à altura. Wallace, o reserva direito, é um baita jogador. Mas tem apenas 17 anos. Não dá para jogar sobre ele a responsabilidade de ser o cara na Libertadores. Mas a idéia é não perder quase ninguém - disse o treinador, evitando falar em possíveis nomes.

- Não posso falar em nomes. Hoje, o silêncio é a alma do negócio. Existem carências no elenco como a lateral-esquerda, por exemplo. O Carlinhos é o titular, mas o reserva (Jefferson) não vai continuar. Mas não decidimos ainda se vamos contratar alguém, repatriar um emprestado ou subir um jogador da base. No ataque, por exemplo, não temos problemas. Foi o melhor do último Brasileirão. Mas a filosofia é aquela: se sair alguém, vamos repor.

Peter, no entanto, não se esquivou de comentar iminente contratação do apoiador Wagner, de 26 anos, ex-Cruzeiro e atualmente no Gaziantepspor, da Turquia. Segundo o presidente, a situação está praticamente definida e apenas uma situação extraordinária pode melar a negociação.

 Peter Siensem, presidente do Fluminense (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Peter deu Wagner como praticamente contratado para 2012 (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)

- Tenho certeza absoluta que Wagner vai ser nosso jogador. Só se algo de muito extraordinário acontecer. É um jogador de qualidade que vem para compor um meio-campo já forte. Mas como já disse. A grande contratação é a manutenção desse grupo, que está dando resultados. Se começarmos 2012 no mesmo ritmo que terminamos o ano, vamos disputar todos os títulos - explicou Peter, confirmando a ideia de usar um time misto na disputa do Campeonato Carioca.

- Vamos movimentar o time, mas sem desmereçer o estadual. Mas haverá a disputa paralela da Libertadores. Na Europa se faz muito isso e ninguém fala nada. O próprio Internacional ganhou a Libertadores e o Mundial de 2006 assim. Sabemos a importância do Carioca, mas pela diferença técnica da competição vale rodar o elenco até para preservar um ou outro jogador. Mas sem nunca deixar de ter o objetivo de também ganhar o estadual. Vamos priorizar cada competição à sua maneira, mas sempre brigando pelos títulos.

FONTE: globo.com

DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

Nenhum comentário: