quarta-feira, 31 de julho de 2013

FRED MARCA, FLU ESPANTA CRISE NA ESTREIA DE LUXA E VENCE CRUZEIRO

Atacante se redime de pênalti perdido no primeiro tempo e tira o Tricolor do Z-4. Raposa perde chances, acerta a trave e pode deixar a liderança

DESTAQUES DO JOGO
  • o nome do jogo
    Fred
    O atacante perdeu pênalti após quase dois anos. Mas marcou no segundo tempo e vibrou diante do ex-clube, o que não fez das outras quatro vezes.

  • desorganização
    filas
    Os torcedores sofreram com a demora para comprar ou retirar ingressos, em longas filas no Maracanã. Muitos perderam todo o primeiro tempo.

  • estatística
    bola aérea
    O Cruzeiro explorou as bolas levantadas na área. Fez isso 25 vezes, 13 delas com Egídio. O Fluminense levantou 15 vezes e fez seu gol em uma delas.
A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
A noite de quarta-feira marcou a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando do Fluminense. Os holofotes até estavam voltados para o treinador à beira do gramado, mas foi Fred, velho conhecido dos torcedores tricolores e do Cruzeiro, o protagonista do duelo entre os times. O camisa 9 poderia deixar o campo como vilão, ao perder pênalti e o rebote no primeiro tempo. Porém, foi decisivo na parte final da partida, fazendo 1 a 0 de cabeça, quando enfim toda a torcida já havia superado a desorganização e as longas filas e conseguido entrar no Maracanã.   
 
O Fluminense, que foi mal no primeiro tempo e melhorou após o intervalo, encerrou uma sequência de cinco derrotas e saiu da zona de rebaixamento do Brasileiro. Soma agora 12 pontos e tem duas partidas fora de casa pela frente: Ponte Preta no próximo domingo, às 16h, em Campinas, e o Vitória, na quarta-feira, em Salvador. 
 
- O que nós passamos, eles (torcedores) também passam. Futebol é essa paixão. Só que nós sofremos mais, porque temos a semana inteira para trabalhar, jogamos quarta e domingo. A pressão vai aumentando, a gente fez de tudo para evitar a sequência de derrotas. Mas o campeonato ainda tem tudo para acontecer - disse Fred, que tem cinco gols em seis jogos sobre seu ex-clube e comemorou pela primeira vez.
 
O Cruzeiro, que vinha de três vitórias seguidas, corre risco de perder a primeira colocação nesta rodada - pode ser ultrapassado por Coritiba, Bahia, Botafogo e, menos provável, Vitória. O time poderia ter tido melhor sorte se caprichasse mais nas finalizações na primeira etapa, quando foi superior e acertou a trave, em chute de Vinícius Araújo. 
 
- Fizemos um bom jogo, jogamos de igual para igual contra o Fluminense fora de casa, mas temos que fazer os gols. Agora é manter o ritmo, e jogando em casa temos que ganhar - disse Éverton Ribeiro, referindo-se ao confronto do próximo sábado diante do Coritiba, no Mineirão. 
 
O Maracanã recebeu 13.882 pagantes (18.042 presentes), com uma renda de R$ 397.505.

Fred comemora gol Fluminense e Cruzeiro (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)Fred marca e comemora pela primeira vez diante do ex-clube (Foto: Nelson Perez / Fluminense. F.C.)
 
Fábio faz milagre no primeiro tempo

Quando a bola rolou, não demorou para que o Cruzeiro se impusesse e controlasse o jogo, diante de um adversário sem confiança. O meia Deco, errando passes fáceis no meio-campo, foi o retrato do Tricolor no primeiro tempo. Bem organizada, a Raposa explorou bem os avanços de Luan, pela esquerda, e principalmente as investidas de Mayke, pela direita, envolvendo o adversário. Vinícius Araújo, centralizado, levou a melhor em várias oportunidades diante da zaga carioca, mas parou, aos 17 minutos, em Cavalieri, que defendeu com os pés. Depois, aos 28, acertou a trave.


Somente no fim da etapa, quando Felipe substituiu Deco, machucado, o Flu esboçou uma melhora. Sobis assustou em chute próximo à trave aos 42. Dois minutos depois, Wagner sofreu pênalti duvidoso de Mayke. Fred, que havia convertido as últimas 11 cobranças, perdeu. Duas vezes. Chutou no canto esquerdo de Fábio, que espalmou. No rebote, o atacante bateu de esquerda, e o goleiro, quase em cima da linha, salvou a Raposa de forma espetacular.

Fred se redime e decide

No segundo tempo, o panorama se alterou. O Cruzeiro diminuiu o ritmo e deu mais espaço ao Fluminense. Com Felipe acertando bons passes, o jogo tricolor fluiu, e Rafael Sobis passou a receber mais bolas, assustando Fábio em chute fora da área logo no início. Atrás, a Raposa apostou na bola alta, mas a defesa tricolor, insegura nas últimas rodadas, respondeu bem. Em um rebote, Éverton Ribeiro tabelou com Egídio e obrigou Cavalieri a linda defesa.

Precisando vencer, Luxemburgo lançou dois jovens no Flu: o lateral-direito Igor Julião e o atacante Kennedy. A equipe passou a atacar mais e chegou ao seu gol. Carlinhos levantou na altura da segunda trave, Kennedy tentou de voleio, e a bola sobrou quicando na frente de Fred. O atacante cabeceou no alto, estufou a rede e, desta vez, comemorou muito o gol contra o ex-time. Alívio em campo e nas arquibancadas, com a torcida saudando os jogadores ao fim da partida aos gritos de "o campeão voltou".

Luxemburgo jogo Fluminense e Cruzeiro (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Vanderlei Luxemburgo em sua estreia pelo Fluminense (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

 

REUNIÃO, CONVERSAS INDIVIDUAIS E BRIGA DE GALO: O PRIMEIRO DIA DE LUXEMBURGO

Treinador conversa com o elenco no vestiário das Laranjeiras e chama três atletas para papo particular. Diguinho deve ser titular contra o Cruzeiro

Diego cavalieri e Luxemburgo treino Fluminense (Foto: Roberto Filho)
Luxemburgo chamou Diego Cavalieri para uma
conversa individual (Foto: Roberto Filho)
Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Muita conversa, algumas em particular, aplausos da torcida, mudanças no time e algumas cenas inusitadas. Assim foi o primeiro treino de Vanderlei Luxemburgo no comando do Fluminense. O novo técnico chegou às Laranjeiras 40 minutos antes do horário marcado. Assim que trocou de roupa, convocou o grupo para uma reunião de cerca de meia hora dentro do vestiário. Em seguida, assim que pisou no gramado já uniformizado, foi saudado pelos torcedores e iniciou a sua era já mudando o time titular que enfrenta o Cruzeiro na próxima quarta-feira, no Maracanã.

No treinamento tático, disputado em ritmo lento para que Luxa pudesse explicar sua filosofia, o treinador  promoveu a manutenção de Leandro Euzébio na zaga e colocou Diguinho entre os titulares. O zagueiro entrou no lugar do suspenso Digão na última rodada, mas foi mantido. Já o volante ganhou a vaga em razão das lesões de Bruno e Wellington Silva. Com isso, Jean foi deslocado para a lateral direita e Diguinho foi efetivado. Rhayner, com um edema na panturrilha esquerda, é outro desfalque.

Mas antes de a bola rolar, dois fatos marcaram o primeiro dia de Luxa. O primeiro foi comandado pelo seu preparador físico, Antônio Mello. Com os jogadores separados em grupos, ele promoveu uma espécie de briga de galo arrancando risadas e deixando o ambiente leve. Já Luxemburgo aproveitou para ter conversas individuais com três dos principais jogadores da equipe: Deco, Fred e Diego Cavalieri.

Treino Fluminense (Foto: Roberto Filho)Briga de galo antes do treino de Luxemburgo: clima leve nas Laranjeiras (Foto: Roberto Filho)
 
Após o tático, marcado pelas orientações constantes, o Fluminense treinou jogadas de bola parada. Outra cena inusitada marcou a atividade. Deco, que estava na bola cobrando, ignorou o apito para pedir aos cinegrafistas que parassem de filmar a atividade. Feito isso, continuou buscando jogadas diferentes para surpreender os adversários. Alguns minutos depois, o treinamento se encerrou.

A estreia de Luxemburgo pelo Flu deve ter Diego Cavalieri, Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred. O Fluminense enfrenta o Cruzeiro às 19h30m (de Brasília). Com nove pontos, o Flu ocupa a 17ª posição no Brasileiro.
 
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira. 
 

 

PIADAS E RISADAS: PROVOCAÇÕES DE LUXA MOSTRAM MUDANÇA DE AMBIENTE

Novo treinador do Flu brinca em diversos momentos de sua primeira coletiva e espera que vitórias promovam a manutenção do clima de alegria

Coletiva Luxemburgo Fluminense (Foto: Roberto Filho)
Luxemburgo tentou manter o clima leve na chegada
ao Fluminense (Foto: Roberto Filho)
Por Edgar Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Um Vanderlei Luxemburgo solto e de bem com a vida. Assim é possível definir o novo treinador do Fluminense. No primeiro contato com a imprensa em seu retorno ao futebol carioca, Luxa desfilou muito bom humor, não fugiu de nenhum questionamento e fez inúmeras provocações. No primeiro momento pouco lembrou o sisudo Abel Braga das últimas semanas, diante do quadro de crise que se formou nas Laranjeiras.

A primeira piada veio logo na pergunta polêmica sobre o fato de ele ser torcedor assumido do rival Flamengo. Antes de responder e deixar bem claro que dentro de campo as preferências clubísticas ficam de lado em nome do profissionalismo, devolveu o questionamento na mesma moeda mostrando bom humor e rapidez no pensamento.

- E você? Qual o seu clube de coração? Não entendo essa coisa de esconder o clube. Todos antes de qualquer coisa foram para um estádio - questionou o repórter, que respondeu constrangido o seu time.

Já ao falar sobre possíveis reforços e em ter um homem de confiança dentro de campo, acabou arrancando gargalhadas. Casado há mais de 30 anos, pai de três filhas e avô de duas netas, Luxa disse que não tem nem espaço para homens em sua vida.

- Homem de confiança? Está maluco? São sete mulheres na minha casa. Não tem essa história aí não - brincou, com uma risada.

Ao longo da coletiva, mais algumas brincadeiras. Principalmente com relação ao fato de que não conseguia enxergar os repórteres que estavam atrás da barreira de câmeras. Após várias perguntas que começavam com "você não vai conseguir me ver", um jornalista foi à frente e deu margem a mais uma piada.

- Finalmente alguém na frente. Mas você prefere na frente ou atrás? É importante - disse o treinador tricolor, arrancando gargalhadas de todos.

Mas em meio a tantas risadas, Luxemburgo mostrou estar ciente de que só mesmo vitórias e a recuperação do Fluminense no Brasileiro farão com que o bom ambiente continue. Nos clubes anteriores, Flamengo e Grêmio, Luxa chegou a dar algumas respostas atravessadas durante os momentos difíceis que geravam questionamentos. Nas Laranjeiras, a situação já pode começar a mudar nesta quarta-feira, a partir das 19h30m (de Brasília), diante do Cruzeiro. Um triunfo pode significar mais brincadeiras no Maracanã.
Header Transmissão Sportv (Menos RJ) , PFC 2 (Foto: Editoria de Arte)

FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira. 

 

LUXA CHEGA SEM FALAR EM REFORÇOS E AVISA: 'HORA DE DAR ATENÇÃO AO ELENCO'

Novo técnico elogia o plantel campeão brasileiro e diz que não vai indicar nenhum jogador agora: 'Nosso time tem condições de fazer coisas boas'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo chegou às Laranjeiras com a missão de recolocar o Fluminense no caminho das vitórias. Depois de cinco derrotas seguidas, o Tricolor ocupa apenas a 17ª posição no Campeonato Brasileiro com nove pontos ganhos. Mas, pelo menos em um primeiro momento, o treinador deixou claro que não vai pedir a contratação de nenhum reforço e ainda aproveitou para elogiar o elenco do atual campeão brasileiro. 

Luxemburgo, fred e rafael sobis treino fluminense (Foto: Roberto Filho)Luxemburgo conversa com Deco, Fred e Sobis: técnico disse que não vai pedir reforços (Foto: Roberto Filho)

- Não trabalho com homem de confiança. Não vou indicar nenhuma contratação agora porque esse time foi campeão brasileiro recentemente e tem boas opções. Alguns saíram, mas a maioria ainda está aqui. Por isso não adianta falar de reforços agora. É hora de dar atenção ao elenco que temos - frisou Luxa em sua apresentação. 

Na última janela de transferências internacionais, fechada no sábado passado, o Fluminense contratou apenas o atacante Marcelinho, ex-Al Wahda, dos Emirados Árabes. O jogador ainda não está regularizado e só deve ter condições legais de jogo no próximo fim de semana. Agora, o clube só poderia negociar com jogadores da Série B ou que ainda não completaram sete jogos na Série A.

Para sua estreia no comando tricolor, no entanto, Luxemburgo tomou uma decisão especial: todos os atletas que estão com condição de jogo foram relacionados para o confronto da próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã.

-  Todos os jogadores que estão em condições de jogo foram relacionados. Vai servir para nos conhecermos mais - resumiu.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.  

NA ESTREÍA DE LUXEMBURGO, FLU BUSCA RECUPERAÇÃO CONTRA O CRUZEIRO

Time vem de cinco derrotas seguidas, está na zona de rebaixamento e aposta na chegada do novo comandante para superar o líder do Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo apresentação Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)
Vanderlei Luxemburgo foi apresentado no Flu na
terça-feira (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Cinco derrotas, entrada na zona de rebaixamento e uma torcida insatisfeita. Todos esses ingredientes misturados fizeram a diretoria do Fluminense optar pela demissão do técnico Abel Braga na segunda-feira. Um dia depois, Vanderlei Luxemburgo assumiu, arregaçou as mangas, comandou treino e vai para beira do campo nesta quarta, no Maracanã, às 19h30m (horário de Brasília). Do outro lado vai encontrar um problemão. Na sua estreia, terá pela frente o líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro.

Não é só a 17ª posição, com nove pontos, que deve preocupar o técnico. Laterais-direitos, ao menos os de origem, estão escassos. Bruno e Wellington Silva estão machucados. Jean fará o papel. E logo no primeiro dia Luxa se deparou com um Rhayner com problema na panturrilha. Em compensação, um aliado de peso volta de suspensão: Fred. Apesar da rejeição por parte da torcida e, inclusive, de pessoas dentro do clube, o novo comandante tem o apoio do centroavante.

O momento no Cruzeiro é outro. Nada de crise, só alegria. Também pudera: o time assumiu a liderança após carimbar a faixa do título da Libertadores do Atlético-MG com uma goleada por 4 a 1. A fase do ataque é tão boa, que nenhum rival supera os 22 gols marcados até então. Sem falar na segunda defesa menos vazada. Apesar disso tudo, os mineiros chegam ao Rio de Janeiro com o pé atrás. Tanto o técnico Marcelo Oliveira quanto os jogadores adotam cautela com a crise tricolor e se preveniram em relação ao fator motivacional com a mudança de treinador.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado do Rio de Janeiro. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
 
Fluminense: Vanderlei Luxemburgo teve apenas um dia para se ambientar ao time. Sem muito tempo, deve optar por manter a estrutura da equipe deixada por Abel Braga. O maior problema é na lateral direita. Bruno e Wellington Silva estão lesionados. A opção foi improvisar Jean na posição e lançar Diguinho como segundo volante. Mas nem todas notícias são ruins. Fred e Digão voltam de suspensão. O atacante forma dupla com Rafael Sobis, já Digão fica no banco. O provável time é: Diego Cavalieri, Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred.

Cruzeiro: diante do Fluminense, o técnico Marcelo Oliveira repetirá a formação que goleou o São Paulo (3 a 0) e o Atlético-MG (4 a 1) e que levou o time à ponta da competição. A dúvida era se o lateral-direito Mayke poderia jogar, pois recebeu uma pancada de Richarlyson no clássico. Porém, o jogador participou do treinou normalmente e está confirmado. Sem problemas na equipe titular, o técnico Marcelo Oliveira mandará a campo: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Nilton, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
 
Fluminense: Bruno (estiramento na coxa direita), Rhayner (edema na panturrilha esquerda), Valencia (estiramento na panturrilha direita) e Wellington Silva (tornozelo esquerdo). Com dores musculares, Marcos Junior será poupado novamente. Além deles, o atacante Michael cumpre suspensão enquanto aguarda julgamento pelo caso de doping.

Cruzeiro: o atacante Dagoberto segue em recuperação da lesão na coxa esquerda e ainda está no departamento médico. O atacante Borges e o zagueiro Nirley estão entregues à preparação física.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
 
Fluminense: Diguinho, Edinho, Gum e Rafael Sobis

Cruzeiro: Bruno Rodrigo e Leandro Guerreiro.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e João Patricio de Araújo (GO). O árbitro trabalhou em quatro partidas neste Brasileiro, sendo uma do Cruzeiro, contra o Botafogo, na 3ª rodada. Wilton Pereira aplicou 3,8 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda foram 35 faltas por jogo e um pênalti marcado (0,3 por partida). O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartões vermelhos. São 33,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
 
Fluminense: o mau retrospecto do time pode ser levado em conta por um fator: no ataque o desempenho é oposto ao do ano passado, com muitos chutes e um índice de acerto baixo. É a quinta equipe que mais concluiu em gol (125), mas a terceira com menor aproveitamento dessas finalizações (33,6%), embora seja a sexta que mais finalizações certas fez (42). Ainda assim, é a oitava equipe com menor índice de gols marcados por finalização (9,6%). Defensivamente, é o segundo time que menos finalizações permitiu aos adversários (83), porém o segundo que, proporcionalmente, mais finalizações certas sofreu (45,8% foram no seu gol) e o segundo que mais gols levou por finalização sofrida (18,1%). É a quinta equipe que mais gols sofreu (15, o mesmo que o vice-líder Internacional).

Cruzeiro: é exatamente na eficácia das finalizações que a Raposa se diferencia do próximo adversário. É a segunda equipe que mais finalizou em gol (149), a que mais finalizações certas conseguiu (70), além de ter o melhor aproveitamento das finalizações (47%) e ser o time com segundo maior índice de gols marcados por finalização (14,8%). Dessa forma, além de ter o maior número de gols marcados até aqui (22), é também quem mais defesas difíceis exigiu dos goleiros (27). Para tornar sua campanha ainda mais promissora, é a sexta equipe que menos finalizações permitiu aos adversários (98) e a quinta que menos finalizações certas sofreu (36). Tem o sétimo melhor desempenho na relação gols sofridos por finalização (8,2%).

 
header_na_historia (Foto: arte esporte)


 
No ano do centenário do Fluminense, Romário foi a grande contratação para a disputa do Campeonato Brasileiro. Sua estreia foi justamente contra o Cruzeiro, no dia 11 de agosto, um domingo, Dia dos Pais, pela primeira rodada do nacional. Com o Maracanã lotado de tricolores, o Baixinho não decepcionou e comandou a goleada carioca por 5 a 1. Na partida, o camisa 11 marcou dois gols e o meia Beto, outro estreante, anotou mais um. Magno Alves e Fernando Diniz fecharam o placar, com o centroavante Fábio Júnior descontando. 

 
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira. 


 

terça-feira, 30 de julho de 2013

SITE INGLÊS PÔE FRED ENTRE OS MELHORES JOGADORES DO MUNDO

Atacante aparece em 13º na lista do portal Goal.com

Considerado o craque do Campeonato Brasileiro no ano passado, além de ter sido artilheiro e campeão da Copa das Confederações, defendendo a seleção nacional, Fred está em alta. Mesmo não tendo a mesma regularidade pelo Fluminense, o jogador foi apontado pelo portal inglês Goal.com, como o 13º melhor do mundo na temporada. Feliz, o atacante comentou sobre a situação.
- É uma honra estar nessa lista de grandes jogadores. Fico muito feliz pela indicação e pela lembrança, pois é sinal que meu trabalho, o do meu clube e o da seleção têm sido bem feitos. É uma satisfação enorme – disse o camisa 9.
Fonte: Goal.com - Autor: Paulo Brito
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

LUXA DIZ QUE OTIMIZAR LARANJEIRAS É PRIORIDADE E QUE TÍTULO É POSSÍVEL

Treinador chega confiante ao Time de Guerreiros

Otimismo acima de tudo. Assim foi marcada uma das declarações iniciais do técnico Vanderlei Luxemburgo, em sua primeira entrevista coletiva como treinador do Fluminense. Ciente da falta de um centro de treinamento para o Time de Guerreiros, o técnico ressaltou que o pensamento é dar condições totais às Laranjeiras e, quando necessário, utilizar a Escola de Educação Física do Exército, na Urca.
- O campo de treino do Flu é aqui, a alternativa é a Urca, não pode pensar em outra questão em cinco meses. Nossa prioridade é otimizar Laranjeiras, deixar a Urca como segunda opção. Dentro da estrutura muito para nós trabalharmos. No projeto futuro veremos o que acontecerá agora é buscar o título – disse.
Fonte: Lancenet - Autor: Paulo Brito
divulgação: Blog. Dudé Vieira.

COM ANTECEDÊNCIA, CORINTHIANS GANHA DESFALQUE PARA PEGAR O FLU

Convocado para a seleção peruana, Guerrero não enfrentará o Tricolor

Guerrero defenderá o Peru contra a Coreia do Sul (Foto: Divulgação – Corinthians)
O jogo entre Fluminense e Corinthians será só no dia 14 de agosto, no Maracanã, mas o rival já tem um desfalque certo para a partida: trata-se de Paolo Guerrero.
O atacante peruano foi convocado pelo técnico Sérgio Markarian para o amistoso da seleção de seu país contra a Coreia do Sul, em Suwon, no mesmo dia do confronto com o Tricolor.
Fonte: Placar - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

RHAYNER É VETADO PARA O DUELO CONTRA O CRUZEIRO

Atacante está com um edema

A era Luxemburgo se inicia no Flu e já tem um desfalque. Na partida de amanhã, o novo comandante do Tricolor não poderá contar com uma das peças mais utilizadas pelo ex-treinador do clube, Abel Braga: o atacante Rhayner. De acordo com informações do repórter da Rádio Tupi, Wilson Pimentel, por conta de um edema, o atleta foi vetado do confronto diante da Raposa.


Fonte: Rádio Tupi - Autor: Paulo Brito
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

SEM ABRIR MÃO DE SER FLAMENGUISTA, LUXA GARANTE: 'HOJE QUERO BATER NELES'

Técnico, que divide opiniões no clube, não foge das perguntas sobre seu culbe do coração na primeira entrevista e elogia Abel: 'É um vencedor'

Luxemburgo treino fluminense (Foto: Roberto Filho)
Luxemburgo já comandou o treino do Fluminense
(Foto: Roberto Filho)
Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo não perdeu tempo. Quase 24 horas depois de Abel Braga deixar o comando técnico do Fluminense, o novo treinador assumiu o clube, arregaçou as mangas e foi para o campo. O primeiro treino teve orientação ao capitão Fred, ensaio de saída de bola, aprimoramento de cobranças de falta, pênaltis e algumas jogadas ensaiadas. Depois de colocar a mão na massa, o técnico concedeu entrevista coletiva para ser apresentado nas Laranjeiras e não fugiu das perguntas nem mesmo sobre sua identificação com o rival Flamengo. Torcedor assumido e com três passagens pela Gávea no currículo, Luxa garantiu que não vai deixar de ser flamenguista. Mas avisou: agora quer bater no rival. 

- Todos nós temos um time. Cansei de ir ao estádio torcer pelo Flamengo na minha infância. Mas hoje sou profissional. O Fla é meu adversário, não meu inimigo. Em 1986 eu vivi uma situação engraçada quando trabalhei nas Laranjeiras. O presidente do Fluminense disse que no clube não entrava rubro-negro. Eu perguntei: 'Por onde saio (risos)'?. Eu não vou abrir mão de ser flamenguista. Mas hoje eu quero bater no Flamengo toda vez que enfrentá-lo no comando do Fluminense - avisou o treinador.

Com passagem pelo profissionais do Fluminense, Luxa teve a experiência, embora curta, de dirigir o time principal tricolor em sua carreira. Na década de 1980, o treinador, então comandante dos juniores do Flu, viajou com a equipe pó-de-arroz para excursão pela Europa e comandou o time contra o Manchester United, da Inglaterra, e o Bayern de Munique, da Alemanha, entre outros jogos. Agora ele espera reescrever a história e diminuir a rejeição por parte dos tricolores. 

- A rotina de treinador é essa mesmo. A rejeição ontem era uma, hoje já diminuiu e amanhã, se vencermos, tudo melhora ainda mais. Não podemos esquecer que o Abel, mesmo com toda sua identificação com o Fluminense, foi questionado após algumas derrotas.

O novo técnico dividiu opiniões no clube também. Desejado pelo presidente da patrocinadora, Celso Barros, não ganhou a simpatia de algumas pessoas. O próprio presidente tricolor, Peter Siemsen, tinha suas restrições. O contrato vai até o fim do ano, data em que o mandato de Siemsen será encerrado.

- A opção do contrato foi porque o mandato da diretoria termina no fim do ano. Foi por isso. Queremos chegar à Libertadores e se posível conquistar algum título em 2013. Depois vamos conversar. No Grêmio tive esse problema. Fui contratado por um presidente e meses depois entrou uma nova diretoria - explicou.

O desafio é grande. O treinador pega o time na zona de rebaixamento, com cinco derrotas seguidas. Para afastar a crise, Luxa espera repetir o sucesso do elenco campeão brasileiro no ano passado.

- Estou chegando para substituí-lo (Abel Braga) e dar continuidade a um trabalho vencedor. Um grupo de muita qualidade que está vivendo um momento ruim. Mas é um time que perdeu apenas três jogos até ser campeão brasileiro em 2012. Vamos tentar reviver isso e trazer o Fluminense de volta ao espaço que ele deve estar, no topo da tabela.

Um dos problemas apontado pelo treinador é o fato de a torcida ter se acostumado com títulos recentes. Em 2010 e 2012, vieram o Brasileiro. Também no ano passado, o Carioca.

- Um time que está acostumado a ganhar fica indignado com a derrota. Quem ganha muito relaxa inconscientemente. Tudo vai acontecer de forma natural. Ele vai ter que praticar ganhar. Você não ganha porque foi campeão no ano passado. Só vai ganhar se quiser ganhar. Esse é o ponto importante.

Luxemburgo chegou acompanhado do auxiliar técnico Junior Lopes e do preparador físico Antônio Mello. A nova comissão representará ainda um alívio para os cofres tricolores. O valor na folha de pagamento que será de responsabilidade do clube vai cair em cerca de R$ 120 mil em relação ao que era pago para a comissão técnica de Abel Braga. Aos funcionários demitidos na última segunda, o Tricolor deve mais de R$ 2 milhões em salários e premiações atrasadas.

Luxemburgo, fred e deco treino fluminense (Foto: Roberto Filho)Vanderlei Luxemburgo comandou o treino desta terça-feira no Fluminense (Foto: Roberto Filho)

Técnico busca volta por cima

Treinador que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.

Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram as derrotas em momentos importantes que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única "conquista" foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira. 

 

VANDERLEI CONVERSA COM PROVÁVEL TIME QUE PEGA O CRUZEIRO

Jean será deslocado para a lateral e Diguinho vai para o meio

O novo técnico do Fluminense, Vanderlei Luxemburgo, conversou com jogadores que, provavelmente, comporão o time titular para quarta-feira. O time, ao que tudo indica, será o mesmo que perdeu para o Cruzeiro, com exceção à Wellington Silva e Fred.

Lesionado, o jogador dará vaga a Diguinho, que entra no meio, com Jean sendo deslocado para a lateral direita. Fred substitui Samuel naturalmente. Na zaga, Leandro Euzébio deve ser mantido.

O Fluminense tende a entrar em campo com: Diego Cavalieri, Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred.

Fonte: Globoesporte.com - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

VÍDEO - CHEGADA DE VANDERLEI LUXEMBURGO NAS LARANJEIRAS

Treinador chegou acompanhado pelo seu preparador



FONTE: ESPORTE INTERATIVO
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

IGOR JULIÃO TREINA COM OS PROFISSIONAIS

Lateral estava relacionado para viagem à Alemanha, mas fica à disposição para quarta

Além de Vanderlei Luxemburgo, Igor Julião foi outra novidade no treinamento desta tarde de terça-feira, nas Laranjeiras. A cria de Xerém, que viajaria para a Alemanha com os juniores, fica à disposição do treinador, já que Bruno e Wellington Silva, lesionados, estão fora da partida contra o Cruzeiro. Julião é lateral-direito de origem.

Fonte: Globoesporte.com - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

LUXA SE REUNIU COM JOGADORES NO VESTIÁRIO POR CERCA DE TRINTA MINUTOSLuxa se reuniu com jogadores no vestiário por cerca de trinta minutos | NETFLU | O site número 1 da torcida tricolor

Técnico convocou conversa com os atletas

Antes de ir a campo nesta tarde para comandar seu primeiro treino no Fluminense, Vanderlei Luxemburgo reuniu os jogadores no vestiário. A conversa com todo o elenco durou cerca de 30 minutos.

Posteriormente, os atletas, aos poucos, foram para o gramado e disputaram um altinho antes do treinamento.

Fonte: Redação NETFLU - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

VANDERLEI LUXEMBURGO CHEGANDO AO FLU PARA COMANDAR TREINO

Novo técnico será apresentado oficialmente após a atividade

Chegada de Vanderlei ao Flu com preparador físico

Vanderlei Luxemburgo já está no Fluminense e comandará o treino da equipe na tarde desta terça-feira. O técnico foi anunciado nesta terça-feira e será apresentado oficialmente logo após a atividade nas Laranjeiras.

O preparador físico Antônio Mello chegou ao clube junto a Vanderlei Luxemburgo.

Fonte: Lancenet - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

OFICIALMENTE, VANDERLEI LUXEMBURGO É O NOVO TREINADOR DO FLUMINENSE

Fluminense apresenta Vanderlei Luxemburgo como técnico nesta terça-feira, 30



A diretoria do Fluminense agiu com rapidez e apresenta nesta terça-feira, 30, o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador assinou contrato até 31 de dezembro de 2013. Com ele chegam o preparador físico, Antonio Mello e o assistente técnico, Júnior Lopes. Depois de dirigir o time de juniores em 1986, quando acabou comandando a equipe profissional numa excursão à Europa, o treinador volta às Laranjeiras 27 anos depois, com a missão de conduzir o clube ao pentacampeonato brasileiro. O treinador comandará o treino desta terça-feira, 30, às 15h, nas Laranjeiras. Em seguida será apresentado oficialmente e concederá entrevista coletiva na Sala de Imprensa Nelson Rodrigues.

Com vários títulos no currículo, inclusive pela Seleção Brasileira (Copa América de 1999 e Torneio Pré-Olímpico de 2000), Luxemburgo tem mais de 40 anos de carreira no futebol, como atleta e treinador, e é o técnico com maior número de conquistas do Brasileirão. Ele se sagrou campeão por cinco vezes: Palmeiras, em 1993 e 1994; Corinthians, 1998; Cruzeiro, 2003; e Santos, 2004.

Chamado para comandar os juniores do Fluminense em 1986, Luxemburgo assumiu interinamente o time principal, após a saída de Nelsinho, pois havia uma excursão à Europa agendada. A breve passagem do treinador, que marcou sua estreia num clube grande, durou 19 dias, quando o Tricolor venceu três partidas, empatou quatro e perdeu duas. Na volta, ele continuou como auxiliar técnico de Antônio Lopes.

Nascido em Nova Iguaçu, no dia 10/05/1952, e formado em educação física, Luxemburgo iniciou sua trajetória como treinador profissional em 1983. Seu trabalho começou a ganhar evidência no Bragantino, com as conquistas da Série B do brasileiro, em 1989, e do Paulista, um ano depois. Em 1999, dirigiu a Seleção Brasileira e, em 2006, o Real Madri, que tinha em seu elenco jogadores como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Zidane, entre outros.

Títulos como treinador:

Seleção Brasileira
2000 – Campeão Torneio Pré-Olímpico
1998 – Campeão da Copa América
Atlético-MG
2010 – Campeão Mineiro
Santos-SP
2007 – Campeão Paulista
2006 – Campeão Paulista
2004 – Campeão Brasileiro
1997 – Campeão Torneio Rio-São Paulo
Palmeiras-SP
2008 – Campeão Paulista
1996 – Campeão da Copa Euro-América
1996 – Campeão Paulista
1994 – Campeão Brasileiro
1994 – Campeão Paulista
1993 – Campeão Brasileiro
1993 – Campeão Torneio Rio-São Paulo
1993 – Campeão Paulista
Cruzeiro-MG
2003 – Campeão Brasileiro
2003 – Campeão da Copa do Brasil
2003 – Campeão Mineiro
Corinthians-SP
2001 – Campeão Paulista
1998 – Campeão Brasileiro
Flamengo-RJ
2011 – Campeão Carioca
2011 – Campeão da Taça Guanabara
2011 – Campeão da Taça Rio
1995 – Campeão da Taça Guanabara
1991 – Campeão da Taça Guanabara
Bragantino-SP
1990 – Campeão Paulista
1989 – Campeão Brasileiro da Série B
Rio Branco-ES
1983 – Rio Branco-ES

Comunicação Institucional FFC
Foto: Divulgação site oficial luxemburgo.com.br
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

 

VÍDEO - A DESPEDIDA DE ABEL BRAGA DO FLUMINENSE

Treinador concedeu coletiva na segunda-feira


Fonte: Fluminense F.C - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

VANDERLEY LUXEMBURGO JÁ COMANDA TREINO DO FLU NESTA TARDE

Treinador já dirige a equipe na quarta-feira

Agora é oficial: Vanderlei Luxemburgo é o novo treinador do Fluminense. O técnico chega ao clube e se apresenta às 14h desta terça-feira e comandará o treino da equipe na parte da tarde nas Laranjeiras.

O contrato do treinador com o Tricolor vai até o fim do ano. Junto a ele chegam o auxiliar técnico Junior Lopes e o preparador físico Antônio Mello.

Aos 61 anos, Luxemburgo assume o Time de Guerreiros pela primeira vez na carreira. Desde 1980, quando dirigiu o Campo Grande, acumulou cinco títulos brasileiros, 14 estaduais, uma Copa do Brasil, dois Rio-São Paulo e uma Copa América pela seleção.

Fonte: Redação NETFLU - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

EX-TRICOLORES COTADOS PARA FUNÇÃO DE AUXILIAR PERMANENTE DO FLU

Marcão e Roger são os favoritos


Marcão jogou no Fluminense de 1999 e 2006 
O Fluminense procura um auxiliar-técnico permanente em sua comissão a partir da chegada do novo treinador. De acordo com a Rádio Tupi, Marcão, campeão estadual em 2005, e Roger, autor do gol do título da Copa do Brasil de 2007, são os favoritos. O último trabalha como auxiliar no Grêmio.

Fonte: Rádio Tupi - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.



CHICÃO NÃO NEGA TENTATIVA DO FLUMINENSE EM CONTRATÁ-LO

Zagueiro contou que se pronunciará oficialmente em breve

O zagueiro Chicão teve seu nome vinculado ao Fluminense na semana passada. Segundo a Rádio Globo, o jogador do Corinthians está próximo de ser anunciado pelo tetracampeão brasileiro. Procurado pela reportagem do Lancenet, o atleta de 32 anos não negou a tentativa do Tricolor e informou que quando tiver uma definição sobre seu futuro fará um pronunciamento oficial. O Fluminense nega o contato e o interesse no defensor do Corinthians.

Chicão está na reserva do atual campeão mundial e seu contrato expira em 31 de dezembro deste ano. A diretoria do clube paulista aguarda a resposta do jogador da oferta para renovar seu vínculo por mais uma temporada e avisou que só liberará o experiente zagueiro antes do término de seu compromisso mediante compensação financeira.

Fonte: Lancenet - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

REPRESENTANTES DO LYON ESTIVERAM NO RIO POR FRED

Clube francês estaria interessado em recontratar o atacante

Depois de Manchester City (ING) , Valencia (ESP) e Liverpool (ING), mais um clube mostra-se interessado na contratação de Fred. O Lyon (FRA), que contou com os gols do camisa 9 entre 2005 e 2009, quer o retorno do centroavante.

De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, representantes da equipe francesa estiveram na última sexta-feira no Rio de Janeiro para tentar a contratação do ídolo do Fluminense.

Fonte: O Dia - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

LUXEMBURGO ESTÁ A CAMINHO DE LARANJEIRAS, INFORMA RADIALISTA

Treinador deve ser anunciado nesta tarde

 O técnico Vanderlei Luxemburgo está a caminho da sede do Fluminense, em Laranjeiras, para acertar com o Tricolor. A informação é do repórter da Rádio Bradesco, Jorge Eduardo.

Luxemburgo é o preferido do presidente da Unimed, Celso Barros, que venceu a queda de braços com a diretoria, que tinha outros treinadores em mente. O preferido de Peter Siemsen seria Ney Franco.

Fonte: Redação NETFLU - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

CRAQUE DE TORNEIO AMADOR, ZAGUEIRO FARÁ TESTES NO FLU

Nielson ganhou a "Bola de Ouro" da Copa Paraíba sub-15

Nielsen poderá ser o novo reforço do Fluminense. O zagueiro de 14 anos, destaque na Copa Paraíba sub-15, foi convidado para um período de testes em Xerém. O jovem, de 1,78m é apelidado de Dedé pelos companheiros e ganhou a “Bola de Ouro” do torneio amador.

Depois de conquistar esse dois títulos (melhor jogador e o da competição) fico muito feliz com a chance que estou tendo, que é de conhecer o Fluminense. Conhecer no sentido de ir lá, ter contato com o clube, saber como é feita toda a preparação. Espero conseguir me adaptar às atividades e quem sabe ter alguma chance de ficar no clube – comemorou Nielson de forma tímida.

Fonte: Globoesporte.com - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

DIRETORIA SE REÚNE ATÉ DE MADRUGADA, E FLU DEVE ANUNCIAR LUXA NESTA TERÇA

Celso Barros leva queda de braço e encaminha contratação do ex-treinador do Grêmio. Ney Franco era outra opção e chegou a conversar com Peter

Vanderlei Luxemburgo orienta time do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Luxemburgo deve ser anunciado nesta terça-
feira pelo Flu (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Depois de horas de muita discussão e de uma reunião envolvendo a alta cúpula de futebol tricolor que varou a madrugada desta terça-feira, o Fluminense está muito perto de confirmar a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, recentemente demitido pelo Grêmio. O anúncio deve ser feito no site oficial do clube nas próximas horas.

Participaram do encontro o presidente Peter Siemsen, o presidente da patrocinadora, Celso Barros, o vice-presidente de futebol Sandro Lima e o diretor executivo Rodrigo Caetano. A opção por Luxemburgo desde o início foi a preferida de Celso, que parece ter vencido a queda de braço contra Peter depois de muita insistência. O presidente tricolor sempre deixou claro nos corredores das Laranjeiras que, assim como grande parte de seu conselho diretor, não era a favor da contratação de Luxa, rubro-negro assumido e até mesmo sócio do Flamengo.

Desde os primeiros indícios de uma possível demissão do técnico Abel Braga, confirmada na última segunda, Peter sempre defendeu a contratação de um treinador capaz de fazer um trabalho a longo prazo. O principal alvo era Cristóvão Borges, atualmente no Bahia. O técnico até se mostrou entusiasmado ao ser procurado por Rodrigo Caetano, com quem trabalhou no Vasco. Mas a possibilidade da saída do diretor executivo no próximo mês de dezembro, quando se encerra seu vínculo com o clube, esfriou a negociação.

O plano B foi Ney Franco e Peter chegou a conversar com o ex-treinador do São Paulo pelo telefone. Ele se mostrou disposto a aceitar a oferta e até mesmo esquecer um episódio negativo de 2011. Antes da chegada de Abel, Ney foi um dos procurados para assumir o cargo. Dirigindo a Seleção Brasileira sub-20 na época, o treinador recusou a proposta e não gostou da forma como foi tratado por Celso Barros após comunicar sua decisão.

Luxemburgo busca volta por cima

Técnico que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.

Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram os resultados gerais que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única "conquista" foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.

Se for de fato anunciado nesta terça-feira, o treinador já pode comandar o Fluminense - ou ao menos acompanhar de um camarote - na partida contra o Cruzeiro, quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã. Depois de cinco derrotas seguidas, o Tricolor ocupa a 17ª posição, a primeira da zona do rebaixamento, com nove pontos ganhos. 

FONTE:GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.  

segunda-feira, 29 de julho de 2013

NO PRIMEIRO TREINO SEM ABEL, FRED E RESERVAS TRABALHAM NAS LARANJEIRAS

Depois de cumprir suspensão, camisa 9 participa de atividade técnica e treina cobranças de pênalti. Despedida deixa clima 'pesado e horrível' no vestiário


fred fluminense treino (Foto: Edgard Maciel de Sá)Fred no treino do Fluminense nesta segunda-feira,
nas Laranjeiras (Foto: Edgard Maciel de Sá)

O dia foi de despedida nas Laranjeiras. Antes do treinamento desta segunda-feira, o técnico Abel Braga conversou pela última vez com o elenco que comandou nos últimos dois anos. Segundo relatos de quem estava no vestiário, o clima entre os jogadores no momento ficou 'horrível e pesado'. Em seguida, apenas os reservas e o atacante Fred, que cumpriu suspensão na derrota para o Grêmio no último domingo, foram a campo. Os titulares realizaram somente um trabalho regenerativo.
O treinamento foi comandando pelos auxiliares de preparação física Jefferson Souza e Daniel Cerqueira. Já o treino dos goleiros ficou a cargo do preparador de goleiros da equipe sub-17 (juvenil), Fábio Gomes. Depois da atividade técnica, Fred ainda treinou algumas cobranças de pênalti.
Além de Abel, deixaram o Fluminense também mais cinco profissionais: o auxiliar técnico Leomir, os preparadores físicos Cristiano Nunes e Marcelo Chirol, o preparador de goleiros Marquinhos e o observador técnico Fábio Moreno. A princípio, o treinamento desta terça-feira será comandado pelo técnico Marcos Valadares, também do juvenil.
Após cinco derrotas seguidas, o Tricolor caiu para a 17ª posição do Campeonato Brasileiro com nove pontos ganhos. Ainda sem um novo treinador, o Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 10ª rodada da competição nacional.
abel braga despedida laranjeiras (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)Abel Braga na despedida do elenco nesta segunda-feira (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)FONTE: GLOBOESPORTE.COMDIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

LUIXEMBURGO PRÓXIMO? NEY FRANCO TERIA RECUSADO PROPOSTA DO FLU

Tricolor busca alternativa para a saída de Abel Braga

O ciclo de Abel Braga, motivado pelas cinco derrotas nos últimos cinco jogos, acabou, pelo menos por enquanto. Nesse sentido, tendo jogo já na quarta-feira, diante do Cruzeiro, no Maracanã, a diretoria do Fluminense corre para encontrar um nome. Enquanto que a patrocinadora do clube, segundo especulações, tem a preferência por Luxemburgo, o Tricolor gostaria de contar com Ney Franco. Este último, inclusive, teria acabado de recusar proposta do Time de Guerreiros, segundo o jornalista da Rádio Tupi, Wilson Pimentel.

Por conta deste cenário, Vanderlei Luxemburgo volta a ganhar mais força como provável substituto de Abel Braga.

Fonte: Rádio Tupi - Autor: Paulo Brito
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

ABEL BRAGA SE DESPEDE DO FLU E DIZ: 'SE FOSSE DIRIGENTE, TAMBÉM MUDARIA'

Presidente do Fluminense, Peter Siemsen não garante contratação imediata de novo técnico para o time: 'Não garanto que vá ter treinador na quarta'

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

O técnico Abel Braga foi demitido do Fluminense nesta segunda-feira. Depois de cinco derrotas seguidas e da entrada da equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o presidente Peter Siemsen confirmou a saída do treinador em entrevista coletiva nesta tarde nas Laranjeiras. Na despedida, o comandante pediu para falar e se mostrou chateado com o adeus. Mas disse também entender a decisão da diretoria tricolor.

abel braga fluminense sandro lima (Foto: Rafael Cavalieri)Abel exibe a miniatura da taça de campeão brasileiro que recebeu da diretoria (Foto: Rafael Cavalieri)
 
- Se eu fosse dirigente, eu também mudaria o treinador. Fica o meu agradecimento a todos, sem exceção. Um agradecimento enorme por ter me proporcionado esses momentos. Foram 26 meses, coisa rara no futebol brasileiro. Era hora de mudar. Vou repetir uma frase que disse para um jogador. Algum gênio escreveu isso. O covarde nunca tenta, o fracassado nunca desiste e os vencedores sempre sabem onde querem chegar - resumiu o treinador.


Antes de deixar a sala, Abel recebeu ainda uma miniatura da taça de campeão brasileiro das mãos do vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima.

- É por isso que esse clube é diferente - disse.

Técnico do sub-17 pode comandar o time contra o Cruzeiro

Pouco antes de o treinador se despedir, o presidente Peter Siemsen falou com emoção sobre a demissão. Segundo o mandatário, o clube precisa respirar “novos ares”. Apesar do anúncio da demissão, ele deixou claro que ainda não sabe quem será o responsável por comandar o time no jogo contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã.

- Não garanto que vá ter treinador na quarta. Avançamos nas conversas e temos condições de fechar algo rápido. Não sou muito da filosofia de mudar várias vezes o treinador. Não é algo positivo. Mas existem momentos que alguma decisão precisa ser tomada. Funcionou durante dois anos, mas agora não está mais funcionando. A nossa escolha vai mostrar para vocês a direção que vamos caminhar - anunciou Peter, frisando ainda que não ia falar sobre os possíveis candidatos ao cargo.

Peter Siemens Fluminense coletiva (Foto: Rafael Cavalieri)
Sandro Lima, Peter Siemsen e Rodrigo Caetano
informam saída de Abel (Foto: Rafael Cavalieri)
Três nomes são ventilados: Vanderlei Luxemburgo, ex-Grêmio, Ney Franco, ex-São Paulo, e Cristóvão Borges, atualmente no Bahia. A primeira opção é a preferida do presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros, mas encontra resistência no clube, inclusive do próprio presidente. Já Cristóvão tem a incerteza quanto a permanência do diretor executivo Rodrigo Caetano em 2014 - os dois já trabalharam juntos no Vasco -, o que pode atrapalhar uma possível negociação.

Se o Fluminense não contratar nenhum treinador até quarta-feira, data do jogo contra o Cruzeiro, o time será comandado pelo técnico Marcos Valadares, responsável pela equipe sub-17, já que Marcelo Veiga, treinador dos juniores, está na Alemanha para a disputa de uma competição da categoria. Opções à parte, Peter Siemsen falou em tom emocionado sobre o fato de ter de demitir Abel.

- Conversamos ontem (domingo) e hoje (segunda-feira). A conversa foi mais emotiva por tudo o que a gente viveu. Eu que sou presidente amador, torcedor, vejo hoje o quanto é duro o futebol. A questão das mudanças. Cria-se amizade, carinho, respeito, ver a defesa que o Abel faz do Fluminense e é chegado o momento da separação. Ela está sendo da maneira mais carinhosa e respeitosa possível. Vivemos momentos maravilhosos juntos e também sofremos juntos. Precisamos saber lidar com isso - lembrou.

Segundo o presidente, os jogadores receberam a notícia da mesma forma que a diretoria, com um certo ar de tristeza.

- Eles receberam da mesma forma que a gente. Vivemos grandes momentos e algumas dificuldades nos últimos anos - disse.

Carro Abel Braga (Foto: Rafael Cavalieri)Abel Braga retira seu material e põe no carro antes de deixar o clube (Foto: Rafael Cavalieri)
 
Já Abel fez questão de deixar nítida a sua admiração pelo elenco atual:

- Não estou deixando o Fluminense, fui demitido. Eu não deixaria um grupo fantástico como esse. Não poderia largar num momento em que o clube não está vencendo. Vou ser muito breve porque já me emocionei na despedida dos jogadores. Hoje eu vi que era muito mais querido por esse grupo do que eu pensava. Estou deixando o clube como o terceiro treinador que mais dirigiu a equipe, mas deixo um pedaço meu aqui - frisou.

Garantia de pagamento

O contrato do técnico Abel Braga com a Unimed, válido até o mês de dezembro, não tem multa rescisória. Mas o compromisso do treinador com o Fluminense, assinado por tempo indeterminado (em regime de CLT - Consolidação das Leis do Trabalho), é mais um problema para o clube. Somando dois meses de salários devidos, FGTS não recolhido e direitos de imagem também atrasados, o Tricolor precisará desembolsar cerca de R$ 2,05 milhões pela demissão de toda a comissão técnica formada, além de Abel, pelo auxiliar técnico Leomir, os preparadores físicos Cristiano Nunes e Marcelo Chirol, o preparador de goleiros Marquinhos e o observador Fábio Moreno.

- Pagamos muitas dívidas nos últimos meses. Estamos esperando a reinclusão na Timemania. O que não tivermos condições de pagar ao Abel agora a gente parcela de forma a retormar o projeto de sempre cumprir as obrigações. Fomos retardados nessa iniciativa por causa de uma ação ilegal e uma perseguição injusta (da Procuradoria Geral da Fazenda do Rio) a um clube que quer pagar suas dívidas. Esse percalço não vai nos impedir de colocar tudo em dia em breve - explicou Peter Siemsen.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira. 
 

APÓS CINCO DERROTAS SEGUIDAS, ABEL NÃO É MAIS O TÉCNICO DO FLUMINENSE

Diretoria e treinador chegam a um acordo e treinador não segue mais nas Laranjeiras. Luxemburgo, Cristovão Borges e Ney Franco são os mais cotados para assumir o comando


Abel Braga - Fluminense (Foto: Álvaro Rosa/LANCE!Press)
Abel Braga deixa o Fluminense após uma
série de cinco derrotas
(Foto: Álvaro Rosa/LANCE!Press)

 

Não resistiu. Depois e dois anos, um mês e 21 dias, Abel Braga não é mais o técnico do Fluminense. Após a derrota para o Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre, neste domingo, a diretoria tricolor se reuniu com o treinador e chegou a um acordo sobre a saída do treinador. Vendo a atual situação, o próprio técnico concordou com a mudança.

Sem multa rescisória, Abel Braga irá assinar sua rescisão nas Laranjeiras e já até se despediu de seus jogadores no hotel onde o clube ficou hospedado na capital gaúcha. Junto com Abel Braga, seus principais integrantes da comissão técnica como o auxiliar Leomir de Souza e o preparador físico, Cristiano Nunes, devem deixar as Laranjeiras.

A confirmação da saída do técnico deverá ser oficiliazada em poucas horas, quando a delegação desembarca no Rio de Janeiro, no Aeroporto do Galeão. A diretoria deve se pronuciar oficialmente em coletiva nas Laranjeiras.

Após confirmar o desligamento do treinador, a diretoria do Fluminense segue para se reunir e decidir quem será o novo comandante da equipe. Para a partida contra o Cruzeiro, na quarta-feira, Marcelo Veiga, treinador das divisões de base, deve assumir interinamente.

A tendência é que até o fim desta semana o Tricolor anuncie seu novo treinador. Vanderlei Luxemburgo é o preferido do presidente da parceira e patrocinadora do Tricolor, Celso Barros. Porém, o nome de Luxemburgo encontra resistência dentro da diretoria, que pensa em um treinador mais motivador para tirar o Flu da incômoda situação em que se encontra, e o ex-técnico do Grêmio, segundo o clube, não se encaixa nestes quesitos.


Luxemburgo, Cristovão e Ney Franco são os mais cotados para o cargo (Fotos: Arquivo)

Assim, o favorito para assumir o comando técnico é Cristovão Borges, atual treinador do Bahia e ex-Vasco. Porém, procurado após a derrota no clássico, Cristovão não quis abrir negociações, por Abel Braga ainda não ter sido demitido. Porém, quando confirmar a saída, o clube voltará seus esforços mais uma vez para ter Cristovão.

Outro nome que ganha força entre alguns integrantes da diretoria é do ex-técnico do São Paulo, Ney Franco. O treinador já até conversou com Celso Barros e se mostrou interessado em assumir o projeto traçado. De férias, Ney Franco está no Rio de Janeiro com sua família, onde possui uma residência na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Esta foi a segunda passagem de Abelão pelo Tricolor das Laranjeiras, a primeira foi em 2005. Ao todo, o treinador comandou o Fluminense em 216 jogos, com 113 vitórias, 44 empates e 59 derrotas. Pelo clube, ele conquistou três títulos: o Campeonato Carioca (2005 e 2012) e o Brasileirão de 2013.

Após a rodada de domingo, o Fluminense entrou na zona de rebaixamento. O clube é o 17º colocado no Campeonato Brasileiro e vai encarar o Cruzeiro já na próxima quarta-feira, às 19h30, no Maracanã.

FONTE: LANCENET
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.