Além do novo reforço, Sobis é outro com alto índice de finalizações. Ambos foram quarto colocados como mais solidários, além de disputarem a ponta em gols decisivos
Por Bruno Marques, Leandro Silva, Thiago Quintella e Valmir StortiRio de Janeiro
Um dos principais nomes do Fluminense, Fred passou boa parte do último Campeonato Brasileiro lesionado e, agora, terá que penar um bocado para provar sua condição de titular. Isso porque, com a contratação de Walter, o Tricolor passa a contar em seu elenco com os dois atacantes que mais finalizaram no Brasileirão do ano passado. Pelo Goiás, Walter conseguiu 114 finalizações, o segundo atleta que mais arremates tentou na competição, atrás apenas dos 124 arremates deRafael Sobis, seu novo companheiro.
Em questão de aproveitamento, o rendimento de ambos não é tão espetacular, já que não ficaram entre os principais artilheiros da competição. Das 124 finalizações, Sobis acertou 46 na direção do gol (aproveitamento de 37,1%) e marcou dez vezes (um a cada 12,4 finalizações). Walter arrematou 114 vezes, sendo 41 certas (aproveitamento de 36%) e 13 que resultaram em bola na rede - sendo duas de pênalti-, conseguindo um gol a cada 8,8 finalizações na média, marca que o colocou na 15ª colocação entre os mais precisos do Brasileirão.
Como mostrou o Espião Estatístico, Rafael Sobis e Walter empataram na quarta posição como os jogadores mais solidários do Brasileirão. Cada um deles fez 63 assistências para finalizações, mas as de Sobis resultaram em dez gols e as de Walter em seis. Em uma comparação no modo em que aconteceram os passes, fica evidente uma característica complementar entre eles: Sobis fez 28 assistências rasteiras e Walter, 37. Nas assistências aéreas, as posições se invertem: Walter fez 26, e Sobis, 35.
Pode-se perceber ainda, conforme a ilustração abaixo, que Sobis é mais atuante pelo lado esquerdo, enquanto Walter aparece mais pelo meio e pela direita, o que teoricamente favorece o equilíbrio ofensivo da equipe.
Além disso, ambos são jogadores absolutamente decisivos quando as equipes mais precisavam deles. Sobis foi o terceiro atleta que mais participou de lances decisivos. Foram 15, sendo nove gols e seis assistências quando o Fluminense empatava o jogo ou perdia por um gol de diferença. Walter ficou na quarta colocação, tendo marcado nove gols e feito cinco assistências convertidas pelos companheiros do Goiás na mesma situação descrita anteriormente.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog Dudé Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário