segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FLU ESTÁ PERTO DE ANUNCIAR WATER, SENSAÇÃO DO ÚLTIMO BRASILEIRO

Tricolor vem negociando com o atacante do Goiás

Publicado em 30 de dezembro de 2013
walterO Tricolor das Laranjeiras está bem perto de anunciar a grande sensação do último Campeonato Brasileiro. De acordo com informações do portal Uol Esportes, o presidente da Unimed, Celso Barros, se encontrou no último sábado com os empresários de Walter e deixou a negociação “bem encaminhada”.
Para fechar o acerto, resta apenas o feedback do mandatário da patrocinadora do Tricolor e de um outro dirigente. Em seguida, os agentes terão que convencer o Porto a fazer novo empréstimo, ou até mesmo a vender Walter em definitivo. Neste caso, o valor está fixado em 8 milhões de euros – aproximadamente R$ 25,6 milhões.
- Tive uma reunião no último sábado com o pessoal do Fluminense. O doutor Celso Barros estava bastante animado em contar com o Walter em 2014. Estamos apenas aguardando um novo contato para fechar e poder se reunir com o Porto, quem detém os direitos econômicos. Mas tenho certeza que pelo Porto não terá problema, daremos um jeito – disse Marco Antônio Teles, agente do “gordinho”.
Fonte: Uol Esportes - Autor: Paulo Brito
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

CASO HÉVERTON: MP APURA CONDUTA DE ADVOGADO E DIRIGENTES DA LUSA

Órgão pode entrar com ação civil pública se detectar infração ao Estatuto do Torcedor

Publicado em 30 de dezembro de 2013
Escalação irregular de Héverton custou à Portuguesa a perda de quatro pontos e o rebaixamento no Campeonato Brasileiro
Escalação irregular de Héverton custou à Portuguesa a perda de quatro pontos e o rebaixamento no Campeonato Brasileiro
Na esfera esportiva, o caso da Portuguesa já está encerrado. Mas fora dela ainda renderá novos capítulos. A partir do dia 10 de janeiro, o promotor Roberto Senise, voltando de férias, seguirá com o trabalho do Ministério Público com a apuração das condutas do advogado Osvaldo Sestário e dos dirigentes da Lusa no caso Héverton.
A intenção é descobrir se houve algum dano ao Estatuto do Torcedor. Se isso tiver acontecido, o órgão pode entrar com uma ação civil pública.
Por escalar Héverton de maneira irregular na última rodada do Brasileiro, a Portuguesa perdeu quatro pontos e caiu para a Segunda Divisão. O clube paulista foi punido por unanimidade tanto em primeira instância quanto no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Fonte: Blog Bastidores FC - Ge.com - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

MÁRIO BITENCOURT CONTA COMO ESTÁ A RECUPERAÇÃO DE MICHAEL

Suspenso por doping, atacante estará liberado para voltar a jogar em janeiro

Publicado em 30 de dezembro de 2013
Flagrado em exame pelo uso de cocaína, Michael está perto de retornar aos campos (Foto: Photocamera)
Flagrado em exame pelo uso de cocaína, Michael está perto de retornar aos campos (Foto: Photocamera)
Afastado dos campos por ter sido flagrado no exame antidoping por uso de cocaína, Michael vem se preparando para retornar ao Fluminense (a suspensão acaba em janeiro). No clube, ele se recupera física, técnica e psicologicamente. Quem conta mais detalhes é Mário Bittencourt. O advogado tricolor fala que o atacante tem acompanhamento semanal e ainda sendo importante ao conversar sobre sua experiência com os atletas mais jovens. Além disso, aposta na total recuperação do jogador.
- Ele vem se preparando no campo para a parte física e técnica. Na parte psicológica ele tem um acompanhamento semanal. Essa punição do STJD foi bastante inteligente para a recuperação dele (Michael), determinando que ele falasse para atletas mais jovens sobre a vida dele. Ele faz exames periódicos, temos a obrigatoriedade de juntar estes exames no tribunal, para comprovar que ele está se tratando e está afastado das drogas. Além de um bom jogador, ele é muito inteligente. O Michael tem essa característica de ser incisivo em todos os sentidos, então ele compreende o que aconteceu e faz questão de se tratar. Então é um jogador que, se tiver oportunidade, vai ser um atleta que se destacará muito, pode ter certeza – disse.
Fonte: Rádio Tupi - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

MARCÃO RECEBE CRACHÁ DE AUXILIAR TÉCNICO DO FLUMINENSE

Ex-jogador do Tricolor será auxiliar permanente e iniciará trabalho fazendo dobradinha com Renato Gaúcho, que o comandou em 2002 e 2003


Por Rio de Janeiro

crachá marcão fluminense (Foto: Reprodução/Instagram)O crachá que Marcão vai usar no Fluminense
(Foto: Reprodução/Instagram)

FONTE: GLOBOESPORTE.COMDIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.
Marcão iniciará no começo de janeiro seu trabalho como auxiliar técnico permanente do Fluminense. Porém, já é funcionário do clube. Em uma rede social, a assessoria do Tricolor divulgou uma foto do crachá que o ex-volante da equipe terá de passar a usar. Nela, o ex-jogador aparece com a camisa tricolor e a nova função especificada.
Como atleta do Fluminense, Marcão conquistou os estaduais de 2002 e 2003, além da Série C de 1999, ano em que foi contratado. Foi treinado por Renato Gaúcho, com quem fará parceria, nos anos de 2002 e 2003. Deixou as Laranjeiras no fim de 2006, após ter participado de 397 partidas, sendo o décimo jogador que mais vestiu a camisa do Flu.

APÓS FIM DE EMPRÉSTIMOS, FLU VAI INICIAR 2014 COM POUCAS NOVIDADES

Nomes com Matheus Carvalho, Bruno Veiga e Higor retornam ao clube, mas ainda não sabem se serão aproveitados. Contrato de Tartá com o Tricolor chega ao fim


Por Rio de Janeiro

Higor gol Avaí x Criciúma (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)Após empréstimo ao Avaí, Higor volta ao Flu em 2014 (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)
Faltando apenas dois dias para 2014, o Fluminense só confirmou a contratação do apoiador Conca e do técnico Renato Gaúcho. Com o início da nova temporada, encerram-se também alguns contratos de empréstimo envolvendo jogadores tricolores. Mas as novidades para o próximo ano serão poucas. Nomes como os meias Emerson e Higor e os atacantes Matheus Carvalho e Bruno Veiga, todos revelados pelas categorias de base de Xerém, retornam ao clube. Não foi decidido, porém, se eles serão aproveitados no elenco profissional.
Já o atacante Tartá, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Goiás, viu seu contrato com o Fluminense terminar e está livre para assinar com outro clube. Entre todos os outros jogadores envolvidos em empréstimos (todos eles com passagens pelas categorias de base do Flu), o volante Fernando Bob é o mais conhecido da torcida. Com contrato nas Laranjeiras válido até o meio de 2015, ele segue na Ponte Preta pelo menos até o fim do Campeonato Paulista.
- Será feita uma avaliação pelo Renato, pelo Felipe Ximenes, pelo Ricardo Tenório e nessa conversa serão identificados os jogadores que serão aproveitados - afirmou o gerente de futebol Marcelo Teixeira, referindo-se ao treinador, ao diretor executivo e ao vice de futebol. - O Bruno Veiga teve uma temporada muito boa, por exemplo. Já o Higor foi emprestado para ganha rodagem. É um jogador em quem apostamos muito para o futuro, assim como o Matheus Carvalho. 
Os atacantes Dori e Stéfano também têm seus contratos de empréstimo terminando no fim do ano, mas, segundo Teixeira, já existem negociações avançadas para o reempréstimo. Já os jovens que tiveram oportunidades no elenco principal do Flu em 2013, como o lateral-direito Igor Julião, o lateral-esquerdo Ronan, os volantes Rafinha e Willian, o apoiador Robert e os atacantes Biro Biro e Kennedy, devem seguir no clube.
- A ideia é manter no elenco profissional todos os jovens jogadores que terminaram a temporada fazendo parte do grupo - resumiu o dirigente.

Confira abaixo a situação dos jogadores emprestados:
Volta em 2014: Matheus Carvalho (Joinville), Bruno Veiga (São Caetano), Higor (Avaí) e Emerson Bacas (Cadiz-ESP).
Volta, mas já tem negociação avançada: Stéfano (Madureira) e Dori (Guangdong-CHI).
Segue emprestados até junho: Matheus Alves (FC Istres-FRA), Rafael Assis (FC Istres-FRA), Raphael Augusto (Legia-POL), Peterson (Legia-POL), Alan (Legia-POL), Fernando (Paços de Ferreira-POR), Thiago Ryan (Videoton-HUN), Leo Lelis (Videoton-HUN) e Bruninho (Cadiz-ESP).
Segue emprestados até o fim do campeonato estadual: Fernando Bob (Ponte Preta), Lucas Patinho (Audax-RJ), Cássio (Esportivo-RS) e Reginaldo (Esportivo-RS).
Segue emprestados até o início de 2015: Ronan David (Grêmio) e Henrique (Náutico).
Fim de contrato: Tartá (Goiás).
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

RENATO GAÚCHO JÁ ELEGEU POSIÇÕES-ALVO POR REFORÇOS

Lateral-esquerdo, zagueiro e atacante são as prioridades do Fluminense

Publicado em 30 de dezembro de 2013
Mesmo de férias, Renato monitora a movimentação da diretoria do Fluminense (Foto: Photocamera)
Mesmo de férias, Renato monitora a movimentação da diretoria do Fluminense (Foto: Photocamera)
Renato Gaúcho ainda curte os últimos dias de férias, mas já monitora a movimentação da diretoria do Fluminense para reforçar a equipe no ano que vem. E as posições-alvo já foram eleitas por técnico e clube: um lateral-esquerdo, um zagueiro e um atacante são vistos como prioridade.
Além disso, após a saída de Edinho, o Tricolor busca um novo volante para o seu lugar, pois Valencia é a única opção mais defensiva para o setor. Os demais jogadores da posição no time têm características mais ofensivas (Diguinho, Jean, Fábio, Willian e Rafinha) Fábio Rochemback, ex-Grêmio e Barcelona, pode chegar.
Já o lateral-esquerdo e o atacante chegariam ao Fluminense para serem reservas de Carlinhos e Fred, respectivamente.
Fonte: O Dia - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

RENATO GAÚCHO JÁ ELEGEU POSIÇÕES-ALVO POR REFORÇOS

Lateral-esquerdo, zagueiro e atacante são as prioridades do Fluminense

Publicado em 30 de dezembro de 2013
Mesmo de férias, Renato monitora a movimentação da diretoria do Fluminense (Foto: Photocamera)
Mesmo de férias, Renato monitora a movimentação da diretoria do Fluminense (Foto: Photocamera)
Renato Gaúcho ainda curte os últimos dias de férias, mas já monitora a movimentação da diretoria do Fluminense para reforçar a equipe no ano que vem. E as posições-alvo já foram eleitas por técnico e clube: um lateral-esquerdo, um zagueiro e um atacante são vistos como prioridade.
Além disso, após a saída de Edinho, o Tricolor busca um novo volante para o seu lugar, pois Valencia é a única opção mais defensiva para o setor. Os demais jogadores da posição no time têm características mais ofensivas (Diguinho, Jean, Fábio, Willian e Rafinha) Fábio Rochemback, ex-Grêmio e Barcelona, pode chegar.
Já o lateral-esquerdo e o atacante chegariam ao Fluminense para serem reservas de Carlinhos e Fred, respectivamente.
Fonte: O Dia - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

ESCRITORES TRICOLORES PREPARAM LIVRO SOBRE VIRADAS DE MESA

"Pagar o quê? - Respostas à maior bravata da história do futebol brasileiro" será lançado na terça

Publicado em 30 de dezembro de 2013
Livro visa explicar a história das viradas de mesa e rebater argumentos de torcedores rivais (Foto: Divulgação)
Livro visa explicar a história das viradas de mesa e rebater argumentos de torcedores rivais (Foto: Divulgação)
Com o rebaixamento da Portuguesa para a Segunda Divisão por perder pontos em função da escalação irregular de Héverton, o Fluminense foi mais uma vez injustamente acusado de virar a mesa. Mas seis escritores tricolores já prepararam um livro para defender o clube e tentar, de uma vez por todas, esclarecer a situação. Será lançada na terça-feira,  na livraria Blooks, que fica dentro do Espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafogo, 316, a publicação “Pagar o quê? – respostas à maior bravata do futebol brasileiro”, de autoria dos escritores Paulo-Roberto Andel, Valterson Botelho, Luiz Alberto Couceiro, João Marcelo Garcez e Cezar Santaana, prefaciado e posfaciado por Nelson Rodrigues Filho e o jornalista Marcos Caetano.
- O objetivo deste livro é resgatar a verdade que foi distorcida dentro do futebol brasileiro. O Fluminense nunca virou a mesa. Provaremos isso – disse Roberto Andel.
A publicação visa contar as histórias das viradas de mesa do futebol brasileiro e rebater argumentos de torcedores rivais.
Fonte: Lancenet - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

domingo, 29 de dezembro de 2013

RENATO GAÚCHO PROMETE GRANDES MUDANÇAS NO FLUMINENSE

De férias, técnico prefere não falar muito sobre o planejamento pra 2014

Publicado em 29 de dezembro de 2013
Renato Gaúcho ainda quer curtir seus últimos dias de descanso (Foto: Photocamera)
Renato Gaúcho ainda quer curtir seus últimos dias de descanso (Foto: Photocamera)
Renato Gaúcho está de volta e comandará o Fluminense na próxima temporada. Sem falar muito sobre o planejamento do ano que vem, o técnico promete apenas uma mudança radical nos rumos do Tricolor. Por enquanto,  treinador quer curtir seus últimos dias de férias.
- Estou de férias e não quero falar muito de 2014 ainda. É claro que já estamos pensando, mas deixa eu curtir meus dias de descanso. O que posso falar é que teremos mudanças, grandes mudanças – disse.
Fonte: Uol - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

sábado, 28 de dezembro de 2013

LIVRE DEFINITIVAMENTE DA SÉRIE B, FLUMINENSE VOLTA TODAS AS ATENÇÕES PARA MONTAR O ELENCO DE 2014

Renato gaúcho já pediu jogadores para a diretoria do Fluminense

Renato gaúcho já pediu jogadores para a diretoria do Fluminense

A vitória nos tribunais trouxe o alívio que o Fluminense precisava para tocar o planejamento para 2014. Com o presidente Peter Siemsen em viagem com a família, o vice de futebol Ricardo Tenório vem se reunindo com o diretor de futebol Felipe Ximenes e o presidente da patrocinadora, Celso Barros, para discutir possíveis reforços para a equipe.
Um dos nomes cotados para entrar no time é o do volante Fábio Rochemback. Nesta sexta, um procurador do jogador entrou em contato com Ximenes para tentar avançar nas tratativas. Rochemback foi capitão do Grêmio sob o comando de Renato Gaúcho, em 2011. Ele foi pedido pelo próprio treinador antes mesmo de fechar com o Fluminense.
O clube das Laranjeiras também está atrás de um zagueiro. Como a dupla Gum e Leandro Euzébio não se saiu bem e o time ainda perdeu Anderson, reforçar o setor é uma das prioridades.
FONTE: GLOBO/EXTRA.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

CONCA, DE VOLTA AO FLUMINENSE, VISITA MURIQUI E GANHA CHURRASCO NA PISCINA

Conca com a esposa e o filho Benjamin vistou o amigo Muriqui, que fez churrasco para o argentino 

Conca com a esposa e o filho Benjamin vistou o amigo Muriqui, que fez churrasco para o argentino

Enquanto não pode ser apresentado oficialmente pelo Fluminense, o meia Dario Conca curte suas férias no Rio de Janeiro ao lado da mulher Paula e do filho Benjamin. Nesta sexta-feira de sol e calor, o argentino foi visitar o amigo Muriqui, que é seu ex-companheiro de Guangzhou Evergrande, da China, com direito a churrasco e banho de piscina.
“Visita hoje!! #churrasco #piscina #resenha”, escreveu Muriqui ao postar uma foto no Instagram.
O jogador assinou um contrato de três anos no seu retorno ao Fluminense. Ele será apresentado oficialmente no dia 8 de janeiro, ainda sem local definido. O argentino desembarcou no Rio de Janeiro na segunda-feira e falou que estava “feliz” por voltar ao Tricolor, onde foi campeão Brasileiro em 2010 e eleito o craque da competição naquele ano.
– Tenho aquela vontade de estar com o torcedor nesse momento importante do clube. Quero falar para eles que estou muito feliz. Esse tempo que passei fora, foi importante para a minha vida. Mas sempre senti aquela falta, por tudo o que torcedor fez em três anos e meio. (Quero) Dar o meu melhor para o bem do Fluminense, (pela) paixão que tenho pelo Fluminense. Só quero poder dar muitas alegrias. – disse ao site do clube.
FONTE: http://extra.globo.com/
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

CUIDADO! A CENTRAL NACIONAL DE MENTIRAS QUER JOGAR VOCÊ CONTRA A UNIMED E TE TIRAR DE COMBATE

O Tricolor.com - Blog Marcelo Savioli

Enquanto você se revolta com a “imposição” do Celso Barros, enquanto você xinga por dentro o Renato Gaúcho e se convence definitivamente de que o presidente do Fluminense é um banana, o senhor Juca Kfouri, claro, com título triunfalista, anuncia mais uma pérola de incoerência escrita por um novo messias da arte jurídica. Agora sim a Portuguesa está salva ( o infame Fluminense cai ), conclui o defensor da moralidade de meia pataca ao apresentar mais uma fraude digna de ser desconstruída por uma criança de dois anos. A claque aplaude e parabeniza.
Meus amigos, minhas amigas, não saiam do campo de batalha! Tenho dito insistentemente que essa guerra levará semanas, meses, talvez anos. Ela é muito maior do que aparenta e pode levar o futebol brasileiro finalmente a um patamar moral do qual possamos nos orgulhar.
A prestensa briga entre Celso e Peter por causa de Renato, ao meu entender, não passa de uma tese tomada como verdade. Uma tese oportuna e conveniente para o momento, tanto quanto a vilanização do Flu no caso Lusagate. Aliás, a “imposição” de Renato por Celso Barros saiu do mesmo forno do qual veio a engenhosa versão contemporânea de Davi x Golias.
Afinal, amigos, matérias não acompanhadas de qualquer declaração, do mínimo depoimento que seja, são, por si só, suspeitas. Qual é o grande inimigo do Fluminense no nosso imaginário na atualidade? A imprensa esportiva, certo? Enquanto reconhecemos tal inimigo, iremos combatê-lo. Aí surge a notícia da contratação do Renato Gaúcho e, de forma surreal, porque é surreal mesmo, as matérias vêm carregadas de uma mensagem negativa. Reparem que o O Tricolor.com, na madrugada de sábado, publicou a notícia aludindo ao retorno de um ídolo, do cara que nos deu um título histórico como jogador e outro como treinador. Um cara que levou o Fluminense a sua melhor campanha na Libertadores em 2008. Na sala ao lado a matéria quase que não era a volta de Renato, mas a humilhação institucional sofrida pelo Fluminense imposta pelo vilão Celso Barros e sua impiedosa Unimed. Que oportunidade perfeita para desviar a ira dos tricolores, que não param de perturbar, ridicularizar e desmoralizar na rede os falsos senhores da moral de meia tijela!
Quem acompanha esta coluna sabe que tenho sido, e não é de hoje, um dos mais sistemáticos criticos ao modelo torneirinha dessa parceria, que evoluiu muito nos últimos anos. Não tenho a menor dúvida de que a ingerência sempre estabanada de Celso foi um dos grandes artífices desse ano triste que vivemos, mas apenas um deles.
No momento em que o presidente Peter Siemsen foi eleito e reeleito com o apoio do modelo, é porque está de acordo com ele. Em nenhum momento vi o presidente do Fluminense reivindicar o controle da parte da grana que é por direito do Fluminense, muito pelo contrário. É claro que existem discórdias! Não pode haver harmonia permanente num modelo anárquico como o do futebol do Fluminense. A questão é que anárquico sim, porém milionário e é isso que incomoda muita gente, logo, essa gente quer que nós nos voltemos, não contra o modelo, mas contra a patrocinadora.
O advogado Sestário falou que tem os seus extratos telefônicos e pode provar que a Lusa sabia que Héverton estava irregular. Alguém publicou uma linha sobre o assunto, exceto os poucos que têm interesse de fato em esclarecer as coisas? O torcedor do Palmeiras alardeia aos quatro cantos que ouviu do Héverton que ele próprio sabia que estava irregular e foi obrigado a jogar pelo presidente. Ele também garante ter a prova. Ninguém se interessou, exceto aqueles que desejam que a verdade apareça. Ninguém disse nada sobre discórdia ou imposição no Fluminense, mas isso eles publicam, alguns apenas repetindo feito papagaios o que a central nacional de mentiras espalhou.
Bom. Vocês certamente devem querer saber o que eu penso da contratação do Renato Gaúcho. O que eu posso dizer é que já vi Renato colocar Zé Roberto e Elano no banco. Esse é, para mim, um ponto positivo, porque o Fluminense presica de um treinador que, certo ou errado, se imponha às potestades das Laranjeiras. O meu temor é que passemos mais um ano, ganhando ou perdendo, vendo um futebol esteticamente desprezível, como o que temos visto, já que o Portalupi parece ter se tornado um retranqueiro. No mais, sinceramente, do fundo do meu coração, o que vai fazer a diferença não é o treinador, mas a dinheirama da Unimed e um planejamento correto. A única coisa que eu sei é que vamos ter um time de meter medo nas criancinhas, mas muito medo mesmo, pavor, horror, congelamento muscular. É por isso que eles tão desesperadamente querem nos mandar para a série B. Estava tudo armado, mas a casa caiu.
Em 2010, em minha coluna no célebre Canal Fluminense, eu adotei o samba da União da Ilha como trilha sonora do Brasileiro. “Será que eu serei o dono dessa festa”, diz um dos versos mais emblemáticos de tudo aquilo que vivemos.
Agora eu quero propor uma trilha sonora, mais uma vez recorrendo a um samba enredo, para esse roteiro de horrores que estamos presenciando nesse final de ano no futebol brasileiro, o caso Lusagate. Vejam se não foi feito sob medida!
FONTE: Blog Marcelo Savioli
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ANTES DE ASSINAR COM O FLU, RENATO PEDIU VOLANTE

Fábio Rochemback foi soliticado pelo novo técnico tricolor

Publicado em 27 de dezembro de 2013
Fábio Rochemback se desligou recentemente de clube chinês
Fábio Rochemback se desligou recentemente de clube chinês e pode assinar
Antes mesmo de assinar contrato com o Fluminense, Renato Gaúcho já indicou o seu primeiro reforço. Trata-se de Fábio Rochemback.
O técnico pediu a contratação do volante para se juntar ao time tricolor no ano que vem.
Rochemback desligou-se recentemente do Dailian Aerbin, da China, e está livre para assinar com qualquer clube. O jogador já negocia salários com o Fluminense.
Fonte: De Prima - Lancenet - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

EM SESSÃO COM "PEQUENO PRÍNCIPE" E MANDELA, LUSA CAI E FLU SE SALVA

Por unanimidade, Pleno do STJD mantém decisão de primeira instância e pune clube paulista com quatro pontos por escalar Heverton na partida contra o Grêmio


Por Rio de Janeiro
                                                                                                                                                                                                    








  
Nelson Mandela, Nelson Rodrigues e “Pequeno príncipe” foram personagens do julgamento no Pleno Tribunal do STJD que confirmou o rebaixamento da Portuguesa e a salvação do Fluminense. Por unanimidade, a decisão de primeira instância foi mantida. Foram oito votos pela condenação do time. Por conta da escalação de Heverton, que havia sido suspenso em julgamento dois dias antes, contra o Grêmio, a Lusa perdeu quatro pontos e, com isso, terá de disputar a Série B em 2014.
A equipe paulista ficou com 44 pontos, atrás do Fluminense, que terminou a competição com 46. Foi rebaixada ao lado de Vasco, Ponte Preta e Náutico. A Portuguesa mudou o rumo de sua defesa, o advogado João Zanforlin falou muito nos princípios do STJD, mas de nada adiantou num julgamento repleto de citações.
João Zanforlin julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá)Pleno do STJD manteve a punição para a Portuguesa no julgamento desta sexta-feira (Foto: Edgard Maciel de Sá)

O procurador geral Paulo Schmitt usou o falecido Nelson Mandela para defender o tribunal, enquanto o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, citou Nelson Rodrigues e um trecho do livro “Pequeno príncipe”.
O STJD alterou a ordem dos julgamentos e iniciou a sessão com o caso da Portuguesa. Um dos advogados do clube, Felipe Ezabella, pediu, em sua primeira manifestação, que o procurador geral do tribunal, Paulo Schmitt, fosse afastado do caso. Seu argumento é que Schmitt já havia se pronunciado na imprensa a favor da condenação da Lusa. O pedido foi negado por unanimidade.
João Zanforlin, encarregado de defender a equipe paulista, teve a palavra por 15 minutos. Ele contestou a redação do artigo que condenou a Portuguesa em primeira instância, e disse que ele é inconstitucional. Em seguida, usou como argumento o fato de o clube não ter tido má fé nem vantagem técnica ao utilizar Heverton contra o Grêmio.
- Ele é um atleta que atuou só em seis jogos, sempre entrando no segundo tempo. Ele é reserva, não tem qualidade técnica para desequilibrar uma partida.
Em seguida, Zanforlin citou entrevista do presidente da CBF, José Maria Marin, que disse que a decisão no campo deveria prevalecer. E afirmou que houve falha no sistema de informação da CBF aos clubes sobre impossibilidade de escalar o jogador.
Ao fim de sua explanação, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, lhe concedeu mais dois minutos. Zanforlin aproveitou para citar o Estatuto do Torcedor, que determina que uma punição só se torna legal a partir do momento de sua publicação. No caso, o jogo foi disputado no domingo e a decisão do julgamento da sexta-feira foi publicada na segunda-feira.
Paulo Schmitt teve também 15 minutos para defender a condenação da Lusa. Exaltado, ele baseou boa parte de sua argumentação no fato de Heverton não ter comparecido ao julgamento.
- Esqueçam a boa fé, esse artigo nem fala de boa fé. A defesa que ele precisava era ter o atleta aqui e ele nunca veio - bradou.
Sugiro que façam como Nelson Mandela, tão sofrido, aconselhou a seu povo: perdoem, mas não esqueçam" 
Paulo Schmitt
Até o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido no início deste mês, foi citado no final do discurso de Schmitt, que pediu perdão aos que tentaram atingir a honra do tribunal.
- Sugiro que façam como Nelson Mandela, tão sofrido, aconselhou a seu povo: perdoem, mas não esqueçam.
As menções não pararam por aí. Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, usou o escritor Nelson Rodrigues e o livro “Pequeno príncipe”.
- Nelson Rodrigues já dizia que nada é mais difícil e cansativo do que defender o óbvio. Estou estafado de ter que defender o óbvio, e imagino que os senhores também estejam - disse em direção aos membros do Pleno.
Bittencourt desqualificou a defesa da Portuguesa, disse que os argumentos de Zanforlin eram rasos e terminou o pedido de condenação do clube paulista, e a consequente salvação do Fluminense do rebaixamento, citando um trecho de “Pequeno príncipe” em que se diz que o regulamento não deve ser entendido, apenas cumprido.
O último advogado a se manifestar foi Michel Assef Filho, do Flamengo, também punido em primeira instância com a perda de quatro pontos pela escalação do lateral André Santos na última rodada. Ele havia sido expulso na final da Copa do Brasil e cumpriu a suspensão na partida seguinte do Brasileirão, mas foi escalado após ter sido punido em julgamento. 
Único a manter um tom de voz sereno durante sua argumentação, ele também criticou o sistema criado pela CBF para informar os clubes sobre quais atletas estão sem condições legais de atuar.
O relator Décio Neuhaus foi o primeiro a anunciar sua decisão. Ele admitiu que levou o voto pronto ao STJD, disse que poderia ter mudado de opinião após as manifestações dos advogados, e fez uma interminável explanação para votar pela condenação da Portuguesa.
Todos os demais sete integrantes acompanharam o voto do relator e a Lusa foi rebaixada. O Fluminense permaneceu na Série A.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AGORA É OFICIAL: RENATO GAÚCHO É O NOVO TÉCNICO DO FLUMINENSE

Clube ressaltou que decisão foi do presidente Peter Siemsen

Publicado em 24 de dezembro de 2013
renatogauchoFim da novela. O Fluminense já tem um novo treinador para a próxima temporada. Depois do impasse entre patrocinadora e clube, o nome de Renato Gaúcho foi anunciado oficialmente pelo Time de Guerreiros, por intermédio do site oficial. Em nota, o portal tricolor deixou claro que a decisão foi tomada pelo mandatário Peter Siemsen, em conjunto com a patrocinadora.
Confira:
“Renato Gaúcho é o novo técnico do futebol profissional do Fluminense. Por decisão do presidente do clube, Peter Siemsen, em conjunto com a patrocinadora e, com participação decisiva do vice de futebol Ricardo Tenório, o novo treinador acerta com o Tricolor e irá comandar o time na temporada de 2014.
Ídolo dentro e fora dos gramados, Renato Gaúcho já comandou a equipe tricolor em outras quatro oportunidades. A primeira se deu em 2002, a segunda em 2003, a terceira em 2007, e a quarta em 2009, e como interino por dois jogos em 1996. Em 2007, Renato esteve à frente do Tricolor na conquista inédita da Copa do Brasil e no ano seguinte levou o time até a final da Libertadores”.

Fonte: Fluminense F.C - Autor: Paulo Brito
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

TENÓRIO SERÁ UM DOS RESPONSÁVEIS POR ESCOLHER O TREINADOR

Fluminense anuncia oficialmente retorno do empresário

Publicado em 24 de dezembro de 2013
ricardoEm nota oficial, o Fluminense confirmou o retorno de Ricardo Tenório. O novo vice-presidente de futebol será o responsável pela interação clube-Unimed e será ouvido na escolha do treinador. Confira a nota:
“O presidente Peter Siemsen anuncia o novo vice-presidente de Futebol. Empresário do ramo imobiliário e sócio do clube, Ricardo Tenório passará a ocupar o cargo no qual já esteve à frente em 2009, quando o Fluminense conseguiu a arrancada histórica e se salvou do rebaixamento na última rodada, criando o Time de Guerreiros. Peter Siemsen designou Ricardo para fazer a composição com a Unimed e já neste primeiro momento definir o técnico da equipe”.
Fonte: Site oficial - Autor: Leandro Dias
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

FLUMINENSE JÁ TEM NOVO VICE DE FUTEBOL

Dirigente trabalhou no clube em 2009

Publicado em 24 de dezembro de 2013
tenorioApós meses, o Fluminense torna a contar com um vice-presidente de futebol. Trata-se de Ricardo Tenório, que exerceu essa função em 2009. O presidente Peter  Siemsen confirmou o antigo desafeto político para assumir a pasta que vinha acumulando.
Tenório foi o vice de futebol tricolor em 2009. Quando deixou o cargo, apoiou Júlio Bueno nas eleições presidenciais de 2010.
Fonte: Wellington Campos - Rádio Bradesco - Autor: Leandro Dia
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.

SAIBA QUAL O VALOR PREVISTO EM CONTRATO PARA UNIMED INVESTIR NO FLU

Celso Barros fala que a patrocinadora já passou da quantia que tem a pagar

Publicado em 24 de dezembro de 2013
Celso Barros revela que valor da Unimed para investir no Flu em 2014 é de cerca de R$ 20 milhões (Foto: Photocamera)
Celso Barros revela que valor da Unimed para investir no Flu em 2014 é de cerca de R$ 20 milhões (Foto: Photocamera)
O impasse na negociação para o próximo técnico do Fluminense parece causar arranhão entre o clube e a patrocinadora Unimed. Com o presidente do clube, Peter Siemsen, chamando para si a responsabilidade por escolher o treinador, Celso Barros não se mostra incomodado. Segundo o mandatário da empresa, há um valor previsto em contrato de cerca de R$ 20 milhões e este, inclusive, já foi extrapolado, eximindo-o de responsabilidade neste caso.
- Não tem problema. O presidente falou que a decisão é dele. O clube que assuma os custos da decisão. Não somos obrigados a pagar treinador. Já passamos do valor contratado para 2014, que é de aproximadamente R$ 20 milhões – disse.
Fonte: O Dia Online - Autor: Rodrigo Mendes
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.