Treinador exalta atuação coletiva do Fluminense na goleada por 4 a 1 sobre o Boavista e se diz feliz pela manutenção da liderança do Campeonato Carioca
Por Hector WerlangRio de Janeiro
Renato Gaúcho só teve motivos para comemorar na noite deste sábado, após a goleada por 4 a 1 sobre o Boavista, no Maracanã. Feliz pela manutenção da liderança do Carioca, ele nem demorou a se dirigir à sala de entrevistas para tecer elogios a todos. Definiu a atuação com uma palavra: gala. Disse que Walter, autor de dois gols em 18 minutos, é diferenciado. E destacou também Fred, que voltou ao time após recuperar a forma física e se curar de uma lesão na coxa direita, mas que perdeu um pênalti e outras chances claras de gol.
- O momento é muito bom, bastante favorável para a gente. O que mais me deixa feliz é a liderança e o que a equipe vem jogando. Isso é o mais importante. Todo mundo longe do departamento médico. Todo mundo evoluindo. No intervalo, elogiei o time. Vinha bem e criando. Fazer o segundo gol era questão de tempo, o que acabou acontecendo. O adversário é bom, mostrou por que faz boa campanha. Fiquei feliz por tudo, até pelo Fred. Está magrinho, com confiança, se movimentou bem. Só faltou o gol. Ele vai nos ajudar muito - disse o comandante.
Fred, entretanto, chegou ao quarto jogo no estadual sem marcar. Não balança a rede há seis meses, quando se machucou pela primeira vez. Situação bem diferente da de Walter, que mereceu elogios à parte do treinador.
- O homem tem estrela. É diferenciado. Não é aqui. Era no Goiás. Fizemos os testes. Com 103kg, fez 13 gols no Brasileirão. Não o contratamos para as pessoas rirem dele, mas pelo futebol dele. Perdeu 10kg, está magro e tem qualidade. As pessoas podem ter desconfiança, eu não tenho nenhuma. Todos foram favoráveis à contratação dele. Não tem a velocidade normal, mas sobra qualidade. Fico até meio constrangido. Temos vários jogadores na frente. Michael jogava e fazia gol. O importante é que eles estão bem. Mais do que 11 e três trocas não posso fazer. Todo o grupo está bem, querendo. Sempre que chamo alguém, esse alguém vai lá e dá conta do recado. Posso classificar como uma atuação de gala - completou Renato.
O resultado manteve o Fluminense na liderança isolada do Campeonato Carioca, com 19 pontos, e ainda fez o time alcançar a marca de seis triunfos consecutivos, feito que não acontecia há três anos, ainda sob o comando de Muricy Ramalho. De folga neste domingo, o Tricolor visita o Macaé na quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Moacyrzão.
Confira a íntegra da entrevista de Renato Gaúcho:
Qual a avaliação da partida?
- O momento é muito bom, bastante favorável para a gente. O que mais me deixa feliz é a liderança e o que a equipe vem jogando. Isso é o mais importante. Todo mundo longe do departamento médico. Todo mundo evoluindo. No intervalo, elogiei o time. Ele vinha bem e criando. Fazer o segundo gol era questão de tempo, o que acabou acontecendo. O adversário é bom, mostrou por que faz boa campanha. Fiquei feliz por tudo, até pelo Fred. Está magrinho, com confiança, se movimentou bem. Só faltou o gol. Ele vai nos ajudar muito bem
Não era prudente colocar outro batedor no pênalti perdido pelo Fred?
- Não. O batedor oficial é o Fred. Ele treina. E bate bem. Levou azar, apenas isso. Faria tudo de novo.
Walter tem estrela, não?
- O Waltinho... O homem tem estrela. É diferenciado. Não é aqui. Era no Goiás. Fizemos os testes. Com 103kg, fez 13 gols no Brasileirão. Não o contratamos para as pessoas rirem dele, mas pelo futebol dele. Perdeu 10kg, está magro e tem qualidade. As pessoas podem ter desconfiança, eu não tenho nenhuma. Todos foram favoráveis à contratação dele. Não tem a velocidade normal, mas sobra qualidade. Fico até meio constrangido. Temos vários jogadores na frente. Michael jogava e fazia gol. O importante é que eles estão bem. Mais do que 11 e três trocas não posso fazer. Todo o grupo está bem, querendo. Sempre que chamo alguém esse alguém vai lá e dá conta do recado. Posso classificar como uma atuação de gala.
Conca comandou o time mais uma vez...
- O Conca é o que sempre falo. É marcado pelo adversário, mas sempre encontra uma maneira de jogar e fazer os colegas jogarem. Digo que quando o Sobis sai da área, ele tem de entrar. Fez o gol assim. Foi mais uma vez muito bem.
O que faltou ao Fred?
- O Fred só não fez o gol. Não sentiu nada, nada de lesão. Tocou, criou, teve umas cinco oportunidades além do pênalti. Poderia fechar com chave de ouro. Só tirei, assim como o Conca, pois o jogo estava decidido. Para não dar chance ao azar. Fiquei feliz. Falei para o Parreira que a Seleção que pode ficar tranquila. Se ajuda aqui, ajuda a Seleção e o povo brasileiro.
E o Sobis? Desencantou finalmente. Isso vai ajudar?
- Eu tiro ele às vezes por causa da entrega, fica desgastado pelo o que corre. Ele é importante na parte tática. Precisava do gol para ter tranquilidade. É uma dor de cabeça que todo o treinador quer. Tem vários bons no setor.
Elivélton esteve bem em campo?
- Quando eu acertava o contrato com o Fluminense, o presidente Peter havia alertado para ter atenção com ele. Fiz isso e com todos os garotos. Futebol é oportunidade. Ele entrou e vai bem, tem feito até gols. Apesar de ser garoto, se comporta muito bem. Aproveitou a chance e está nos ajudando.
Walter deitou e rolou, Renato?
- O futebol dele nos ajuda muito. Isso de deitar e rolar é a interpretação de cada um. Ele está magrinho. Quando entra, desequilibra. Ele tem uma qualidade muito grande. Não é Olivia Palito e nem vai correr 15km por jogo. Mas esses 2km ou 3 km que correr, vai ser de diferenciado.
Vai preservar mais alguém?
- Não vamos preservar mais ninguém. O que tinha de ser feito, foi. Hoje se a gente não estivesse no G4 estaríamos sendo criticados. A gente sabe o que faz. Tem diálogo com todos os setores. A gente conhece o jogador. Tem muita gente que fala e não sabe o que acontece dentro do clube. Poupamos pois tinha de poupar. Poderia sentir lesão. Não é porque está cansadinho, é para não perder ele lá na frente. Foi bom para todos, todos estão muito bem. A parte física é a mesma lá do Grêmio. Alexandre é um dos melhores do Brasil.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
DIVULGAÇÃO: Blog Dudé Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário