Cariocas buscam nova vitória para diminuir a diferença para o líder Atlético-MG, enquanto baianos sofrem com pelo menos oito desfalques
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Dois tricolores em situações opostas. Um ainda invicto e de olho na liderança do Campeonato Brasileiro. Outro em situação complicada na tabela e ainda tendo que driblar uma série de desfalques. Esse é o enredo da partida desta quinta-feira entre Fluminense e Bahia, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pela décima rodada da competição nacional.
Depois de quatro vitórias seguidas, o Fluminense empatou na última rodada em 1 a 1 com o Botafogo, caiu para a terceira posição e ainda viu o Atlético-MG abrir vantagem na ponta. Para recuperar o terreno, a equipe do técnico Abel Braga precisa voltar a vencer. Para isso, o comandante terá o retorno do meia Deco, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no clássico. Além dele, o atacante Wellington Nem e o goleiro Diego Cavalieri, ambos recuperados de virose, também devem voltar ao time titular.
Já a situação do Bahia na Série A é delicada. O time conseguiu vencer apenas uma partida e tem somente sete pontos em nove rodadas disputadas. A equipe perdeu os dois últimos jogos e precisa de um triunfo para voltar a respirar na competição.
A necessidade de vencer existe também para dar uma sobrevida ao técnico Paulo Roberto Falcão. Apesar da sequência de desfalques e de alguns bons jogos do time no Brasileirãoo, já se fala nos bastidores sobre uma possível mudança no comando técnico do Tricolor baiano. Um bom resultado no Rio de Janeiro daria mais tranquilidade para o treinador continuar seu trabalho.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, através do sistema pay per view, transmite o jogo ao vivo.
Fluminense: o Tricolor das Laranjeiras terá seus principais jogadores para a partida contra o Bahia. Depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Deco volta ao time, assim como Wellington Nem, que começou a última partida no banco por causa de uma virose. A doença também tirou o goleiro Diego Cavalieri do clássico contra o Botafogo. Recuperado, o camisa 12 foi relacionado e deve voltar ao time titular. O lateral-esquerdo Carlinhos, no entanto, é dúvida após sofrer uma pancada no tornozelo direito. O Tricolor irá a campo com Diego Cavalieri (Ricardo Berna), Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos (Thiago Carleto); Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Bahia: além da pressão pela situação do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Roberto Falcão tem problemas também para definir o time. Souza e Fahel vão cumprir suspensão. Gabriel foi vetado pelo departamento médico e Vander o substituirá. Para o meio, Hélder deve voltar a cumprir a função de volante e Júnior voltará a ser o homem de referência. Assim, o Bahia deve jogar com Marcelo Lomba; Fabinho, Titi, Danny Morais e Gerley; Diones, Hélder, Kleberson, Mancini e Vander, e Júnior.
Fluminense: atualmente, apenas dois jogadores estão no departamento médico tricolor: o volante Valencia, com estiramento na coxa direita, e o também volante Diguinho, que está em fase final de recuperação de uma torção e um edema ósseo no tornozelo direito.
Bahia: Fahel está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Souza foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com quatro jogos de suspensão e cumprirá o primeiro nesta quinta. Ávine ainda está em recondicionamento físico, assim como o meia Jéferson. Os laterais Madson e Coelho se recuperam de uma lesão na coxa e no joelho, respectivamente. Elias teve uma fissura na tíbia. Ciro, por questões contratuais, não pode enfrentar o Fluminense.
Bahia: Ciro, Danny Morais, Jones e Mancini.
Fabrício Neves Corrêa (RS) apita o jogo, auxiliado por José Eduardo Calza (RS) e Fábio Pereira (TO). Fabrício Neves arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 144 faltas (média de 48 por jogo), aplicou 14 amarelos (média de 4,7 por jogo), nenhum vermelho e dois pênaltis (média de 0,66 por jogo). O campeonato tem média de 4,77 amarelos, 0,22 vermelho, 37,5 faltas e 0,26 pênalti. O árbitro apitou um jogo do time carioca na Série A deste ano: Corinthians 0 x 1 Fluminense, pela primeira rodada.
Fluminense: com cinco assistências no Brasileirão, Deco é um dos destaques do Fluminense na competição e volta ao time diante do Bahia após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Bahia: o meia Vander volta a ser titular do Bahia na noite desta quinta-feira. O jogador, que disse estar recuperando a melhor forma, promete se esforçar ao máximo para substituir à altura o apoiador Gabriel, que é o destaque do Bahia na temporada.
Thiago Neves, apoiador do Fluminense: "Claro que isso pesa (os desfalques do Bahia). É sempre bom ver o adversário desfalcado. E nós ainda temos a volta do Deco, que é sempre importante. Nosso pensamento no momento é vencer independentemente do adversário. Precisamos somar três pontos para encostar no Atlético-MG".
Paulo Roberto Falcão, técnico do Bahia: "O Fluminense é um time que se preparou e construiu um elenco para a Libertadores. Infelizmente foi eliminado, mas manteve o elenco. É um excelente plantel. Nós confiamos no trabalho da semana, na melhora, e a gente espera fazer um jogo que nos dê condição de conseguir a vitória. É difícil? É, mas a gente espera o resultado positivo".
* A última vitória do Fluminense sobre o Bahia foi pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2003, quando o Tricolor quando venceu por 1 a 0 no Maracanã, gol de Carlos Alberto. Nas últimas cinco partidas, o Bahia venceu duas vezes pelo Brasileirão 2011 e houve ainda três empates (2 a 2 no Brasileiro 2003; 1 a 1 e 2 a 2 pela Copa do Brasil 2007).
* No Rio de Janeiro, Fluminense e Bahia se enfrentaram 15 vezes em Campeonatos Brasileiros com ampla vantagem dos cariocas. O Tricolor venceu dez vezes, contra apenas três vitórias do Bahia e dois empates. Foram ainda 20 gols do Flu e dez do Bahia.
* Há 23 anos (ou 16 jogos), uma partida entre Bahia e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro não termina sem gols. O último 0 a 0 foi no dia 9/2/89, no Maracanã, na primeira partida das semifinais do Brasileirão 88.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
FONTE: globoesporte.com
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário