quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FLUMINENSE BRILHA NO RETURNO MUDANDO COMO UM CAMALEÃO

Abelão tem optado por mudar escalação e esquema tático do time de acordo com adversário, no estilo de camuflagem do lagarto

LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)

Abel Braga e jogadores (Foto: Paulo Sérgio)
Abel usa as peças disponíveis de acordo com o adversário (Foto: Paulo Sérgio)

Se o Fluminense do segundo turno fosse um animal, com certeza seria o camaleão. Assim como o lagarto faz ao se camuflar, o Tricolor procura se readaptar a cada adversidade que enfrenta para sair vitorioso, alterando sua aparência em campo. A nova estratégia do técnico Abel Braga tem dado certo: rendeu a liderança do returno do Campeonato Brasileiro.

Nada de 11 jogadores definitivos: o Flu analisa a presa (em alguns casos, o predador), o habitat em que estará inserido, e muda de cor. Ou melhor, de esquema tático.

– O importante é que a equipe como um todo está desempenhando bem o esquema tático. O time está tendo uma obediência muito boa – disse o goleiro Diego Cavalieri.

Os resultados obtidos e os números no LANCE!FOOTSTATS mostram que a opção de Abelão - que não repetiu uma vez sequer o time titular no returno – vem garantindo pontos importantes.

Se no caso do animal o que permite a famosa mudança de aparência são suas células pigmentares, no do Flu é o elenco composto por jogadores de estilos diferentes. Se o adversário precisa ser marcado na saída de bola, Ciro joga. Urgência de chutes ao gol? Sobis neles! Para definir num contra-ataque, Abelão chama Martinuccio. Quando o time necessita de maior proteção à zaga, Diogo é convocado. Aliás, é a defesa que toma o maior tempo do treinador.

– Acho que ele sempre opta por esquema com marcação especial. Contra o Santos, vamos marcar por setor, algo que sempre deu certo. Abel sabe como escalar o time, a forma de fazê-lo jogar. Por isso é um grande técnico – disse Leandro Euzébio.

Em sete jogos no returno, o Fluminense já mostrou várias facetas, assim como o camaleão. E assim vence seus jogos, se readaptando.

Pontos analisados por Abel para escalar

Predador pela frente

Abel estuda o time que terá de enfrentar no jogo, suas qualidades e deficiências.

Habitat e momento

Ele avalia se deve ser cauteloso ou mais ofensivo de acordo com o local em que irá jogar (em casa ou fora, se o campo é bom ou ruim) e a fase do outro time.

Cores para camuflagem

O passo seguinte é identificar quais os jogadores no elenco tricolor que melhor atenderiam à proposta para a partida.

Domínio do território

Com as peças escolhidas, Abel vê então como melhor distribuí-las, ou seja, qual melhor esquema tático a ser adotado.


FONTE: LANCENET
DIVULGAÇÃO: Blog. Dudé Vieira.


Nenhum comentário: