domingo, 12 de junho de 2011

O MARAVILHOSO MUNDO DE ABEL BRAGA

A volta da confiança e da harmonia


Abel Braga encontrará um Fluminense F.C. inédito em 2011 quando for apresentado no salão nobre do Prêmio Nobel do Esporte Mundial. Inédito e surpreendente.
Do Fluminense que fez campanha medíocre no Estadual e acidentada na Libertadores, com eliminação precoce nas oitavas de final, sobraram quase que imperceptíveis resquícios. O clima na manhã de hoje, quando os atletas realizaram treino físico nas Laranjeiras era de uma leveza nunca antes vista nessa temporada. Os atletas realizaram treinos de explosão física sob o comando do preparador físico Flávio Vignoli e o ambiente era de alegria, com muitos sorrisos e brincadeiras após os treinos.
Consequência direta da boa campanha no início do Brasileiro. Após estréia desastrosa contra o São Paulo, em que foi derrotado no Engenhão por 2×0, com péssima atuação, o Flu foi a Goiânia e, mesmo que não apresentando um bom futebol, conquistou a vitória suada por 1×0, gol de Leandro Euzébio.
Ainda sob a desconfiança da torcida, que compareceu em pequeno número ao Engenhão no último sábado – cerca de 6.000 torcedores estiveram presentes -, o Flu venceu e convenceu na terceira rodada. Na vitória de 2×1 sobre o Cruzeiro, o Tricolor foi superior durante toda a partida, com variações de posicionamento tático, muita disposição, boa marcação e presença ofensiva marcante, com muita aproximação dos meias e dos laterais ao ataque.

A volta por cima

Três elementos chamam a atenção nesse novo Fluminense. A mais animadora de todas é a fantástica evolução de Deco. Primeiro porque o meia disputou três partidas seguidas, algo inédito em sua estada no clube, marcada por uma seqüência de contusões, que chegaram a colocar em cheque a sua carreira. Segundo porque Deco não só jogou, como foi o principal homem em campo, sobretudo nas duas últimas partidas, participando ativamente do combate no meio, comandando o setor de criação, dando assistências e sendo a peça primordial do bom futebol apresentado pelo Flu no último sábado.
Com isso Deco criou sérios problemas para os adversários, que até então adotavam a estratégia de neutralizar Conca como uma arma letal contra o Tricolor, que jogava sem imaginação e criatividade. O crescimento de Deco já repercutiu de forma positiva no trabalho do argentino, que na última partida, por conta dos adversários terem com quem dividir a marcação, já apareceu melhor, fazendo boas jogadas, incluindo vistosas trocas de passe com o Portuga.
Dois outros elementos chamam a atenção do torcedor. Leandro Euzébio retornou em excelente forma. Além de marcar o gol da vitória sobre o Atlético GO, Euzébio, sobretudo no último jogo, contra o Cruzeiro, apresentou um grande futebol, levando consigo Gum, o seu companheiro da zaga menos vazada do Brasileirão de 2010. Bem nas antecipações, na cobertura e nas bolas altas, Euzébio mostrou que as críticas à zaga podem não ter tanto fundamento.
O zagueirão substituiu Edinho, que vinha ocupando a vaga desde a contusão de Digão, que substituíra o próprio Euzébio. Edinho então foi deslocado para o meio, formando dupla de volantes com Valência. Se o bom futebol de Valência não é nenhuma novidade, pois, antes da contusão já vinha sendo um dos poucos destaques positivos da equipe no início da temporada, Edinho se tornou o terceiro elemento a chamar muita atenção para si. Depois de se sair relativamente bem na zaga, o volante vem se apresentando com desenvoltura no meio, ajudando a tornar o sistema defensivo – quem diria? – em alvo de elogios.
Foi na posição de volante que Edinho estreou no Fluminense, ainda sob o comando de Muricy Ramalho. E muito mal. A tal ponto que acabou barrado. Fora de forma e sem tempo de bola, as primeiras atuações do atleta, que foi alvo da cobiça tricolor durante meses, foram decepcionantes. Mas Edinho, que tem nome de um ídolo tricolor do passado, superou as críticas e desde que atuou pela primeira vez na zaga, nunca mais ficou de fora do time. E falou que seu futebol ainda tende a crescer.
- Tenho melhorado jogo a jogo. Quando estreei, não estava bem fisicamente. Até falei que estava há 40 dias parado, mas tive que acelerar por causa da Libertadores. Agora, estou crescendo e tem muita coisa para acrescentar ainda.
Tomara!

Saborosas dores de cabeça para Abel

Por falar em Edinho, a boa nova nas Laranjeiras é o retorno de Diguinho, antigo titular da posição. Apenas uma das muitas e saborosas dores de cabeça que afligirão Abel Braga. É que além da boa fase da equipe, o treinador vislumbrará um cenário inédito no Fluminense nessa temporada. Exceto por Digão, ainda em tratamento de lesão, Abel terá todo o elenco à sua disposição para trabalhar nessa quarta-feira.
Para um clube que conviveu desarmoniosamente com muitas contusões no início do ano, que chegou a não ter dois atacantes para escalar em algumas partidas e que teve que escalar a zaga na base do improviso em partidas da Libertadores, não há dúvida de que Abel encontrará um mundo maravilhoso.
Tudo indica que a implicância dos buracos de Álvaro Chaves tinham um alvo: Muricy Ramalho. O processo de recuperação clínica do elenco se iniciou tão logo o treinador deixou o clube. E culminou no promissor cenário atual.
Quanto às dores de cabeça, Abel contará para a posição de volantes, além de Edinho, Valência e Diguinho, com Diogo, titular absoluto até o ano passado, Fernando Bob e Rodrigo Marreco, recentemente contratado. No meio Abel tem Deco, Conca, Souza, Marquinho e Tartá. Parece que há o desejo no clube de contar com mais um homem na posição, além da possibilidade de Tartá ser emprestado para ganhar mais experiência. Mas não se continuar treinando como ontem, quando deu um verdadeiro show no coletivo disputado entre reservas e juniores.
Tudo parece mesmo conspirar a favor desse maravilhoso mundo de Abel Braga.

Ataque ainda é a preocupação

O maior problema na atualidade continua sendo o ataque. Se conta com Fred e Rafael Moura para fazerem o famoso pivô, até agora não houve quem conseguisse realizar de forma satisfatória a função de segundo homem. Atualmente no elenco Rodriguinho, Araújo e Matheus Carvalho disputam essa vaga. O ataque com Fred e Rafael Moura juntos não mostrou mobilidade e deixou a equipe sem velocidade.
A solução pode ser o atacante Ciro, que, segundo seus procuradores, pode se apresentar ainda nessa quarta.
Mas nada que abale a confiança tricolor na conquista do tetra.
Fica faltando apenas a contratação de um executivo para o futebol. Outra novela que pode ter desfecho feliz nos próximos dias é a que envolve a contratação de Rodrigo Caetano, atualmente no Vasco. Sonho de consumo de Celso Barros, presidente da patrocinadora, e profissional de competência reconhecida, Rodrigo seria a cereja do bolo e o homem encarregado de dar um viés de planejamento ao futebol tricolor.

Recepção e cobertura de gala

Abel Braga terá recepção de gala nessa quarta-feira, quando será apresentado nas Laranjeiras. O departamento de Marketing, que está preparando uma surpresa para o treinador, disponibilizará um número que poderá ser usado pelos torcedores para enviarem mensagens ao mesmo usando a tecnologia de SMS.
Além disso o clube convida os torcedores a comparecerem às Laranjeiras para acompanhar o primeiro treino comandado por Abel, que chega ao Rio na noite de hoje. O acesso ao treino será liberado à torcida. Mas antes, às 12:30, Abel será apresentado em cerimônia no salão nobre.
Mas a festa acaba por aí. Domingo tem Fluminense e Corinthians no Pacaembu às 16:00. Nada como uma vitória para consolidar esse momento de alegria e confiança que vai contagiando o Maior Clube do Brasil.
O Fluminense & Etc estará nas Laranjeiras fazendo aquela tradicional cobertura via twitter, com matérias inéditas e muito mais. A quarta-feira tricolor está imperdível.
Por: Marcelo Savioli
Divulgação: Blog. Dudé Vieira.

Nenhum comentário: