Quando chegou ao Fluminense uma semana antes de Abel para comandar o tricolor no jogo diante do Cruzeiro, válido pela terceira rodada do campeonato brasileiro, o auxiliar Leomir de Souza afirmou que havia assistido a partida anterior a seu desembarque no Rio de Janeiro, diante do Atlético Goianiense. Sobre aquele jogo, que terminou em vitória tricolor pelo placar de 1×0, Leomir ressaltou que o Fluminense se defendeu bem, entretanto, ainda precisava maximizar suas possibilidades ofensivas.
Na partida diante do Cruzeiro, já sob o comando de Leomir, o Tricolor adotou uma postura tática diferenciada em relação ao jogo de Goiânia. Enquanto na partida contra o Atlético, o Fluminense marcara a partir da linha do meio campo, o que configurava uma modalidade de marcação meia pressão, no duelo diante da equipe de Minas Gerais, no Engenhão, Leomir optou por adiantar a linha ofensiva, fazendo com que o time marcasse pressão a partir da saída de bola adversária. A estratégia surtiu efeito e o Fluminense saiu vencedor pelo placar de 2×1.
Nesta quarta feira, Abel finalmente chegou dos Emirados Árabes e assumiu o comando tricolor. Logo em seu primeiro coletivo, testou um novo sistema tático, o 3-5-2 e afirmou em entrevista coletiva, qual a filosofia de jogo que pretende adotar nas partidas do Flu sob seu comando em jogos dentro ou fora de casa, independente de qual for o esquema tático utilizado. Para o treinador, o Fluminense deverá ser um time coeso, marcando pressão a todo instante, buscando atacar e defender com o mesmo número de jogadores.
_ Adiantar a marcação é fundamental. Você não pode atacar com dois times. Um time atacando e a outra metade do time com medo de ser contra-atacada. A melhor maneira de evitar contra-ataques é jogar compactado. Você sempre tem que procurar defender com o maior número de jogadores e no momento de atacar, atacar com o mesmo número de atletas, senão você começa a criar vazios, o que hoje no futebol brasileiro está bem complicado. O futebol está muito rápido, muita correria, o futebol brasileiro parece que já foi mais pensado. O espanhol aprendeu isso com a gente, levou pra lá e nós esquecemos.
O treinador tricolor revelou ainda estar surpreso com as possibilidades inesperadas que a equipe tricolor lhe oferece.
_ O treinamento de ontem me surpreendeu. O time titular deu umas três saídas no treino que eu não esperava. O Fluminense tem uma chegada mais rápida na frente do que eu imaginava e com jogadores técnicos. Não tinha aquele negócio de passe longo, era a saída rápida com a bola no pé.
Se vai conseguir executar seu planejamento de jogo à plenitude, ainda é cedo para saber. No entanto, a partir das declarações do treinador, é possível dizer que Abel deseja fazer com que o Fluminense pratique um futebol mais vistoso, um pouco mais a lá Barcelona. O torcedor e o futebol brasileiro, caso Abel logre êxito, agradecem.
Por Marcello Vieira
Blog. Dudé Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário